imagem O QUE É O DIABETES

Diabetes em 1 imagem

Fogo Amigo

Diabetes… Costumo dizer essa é a disfunção do fogo amigo, pois, como em toda enfermidade autoimune, nosso próprio corpo age contra si. Explicando melhor, o pâncreas é o órgão responsável pela produção do hormônio insulina, que, por sua vez, tem a função de ajudar a penetração da glicose em cada célula do corpo, a fim de transformá-la em energia. Quando a produção de insulina não é suficiente ou o organismo desenvolve alguma resistência à sua ação, esse açúcar se mantém na corrente sanguínea, ocasionando a hiperglicemia – excesso de glicose no sangue – característica principal do diabetes.

O que ocorre é uma verdadeira guerra no interior do corpo humano, na qual ou as células beta, as que fabricam insulina, são destruídas, ou o próprio corpo se defende contra a ação da insulina como se esta fosse sua inimiga.

 

Barrada na Porta

pARE GLICOSE FUNDO AMARELO

Em outras palavras, a insulina para a glicose é como se fosse uma entrada para o cinema para nós: se você tem a entrada, assiste ao filme, se não tem, fica barrado na porta. Se a insulina está presente, a glicose consegue entrar nas células, se não está, fica de fora e é aí que mora o perigo, pois “barrada” a glicose se acumula na porta , ou seja, nosso sangue.

Esse excesso de doçura no sangue pode se manifestar, ser atestado e apresentar várias formas. É sobre isso que iremos falar semanalmente aqui no blog Diabetes Esporte & Natureza de forma clara, objetiva, resumida e usando fontes confiáveis para que possamos desmistificar toda e qualquer questão que englobe o diabetes e preparar o terreno para uma surpresa muito bacana que chegará ao nosso blog brevemente.

Panorama do Diabetes

14366209098_75ab52907c_b

Atualmente, existem 422 milhões de pessoas com diabetes em todo o mundo (Organização Mundial da Saúde, OMS, 2016), sendo aproximadamente 13 milhões no Brasil (SBD, 2016). A Organização Mundial da Saúde estima que esse número dobrará nos próximos 20 anos, daí a importância de sempre abordarmos o tema e, ao menos tentarmos, motivar cada um a melhorar seu tratamento, não apenas com medicamentos, mas também buscando a melhoria de sua qualidade de vida e bem-estar.

Informação é um dos mais poderosos trunfos que temos para conviver pacífica e sabiamente com nossa disfunção. Assista ao nosso vídeo oficial e inspire-se: clique aqui e veja “Nós Podemos Tudo“.

Grande abraço,

Daniel Ramalho – Diabeticoach

Diabetes Esporte & Natureza

Referências:

Sociedade Brasileira de Diabetes: http://www.diabetes.org.br

Organização Mundial da Saúde: http://www.who.int/campaigns/world-health-day/2016/es

Diabetes Sem Fronteiras: Cecília Valdovinos. Trad. Fátima B. M. Simon. Buenos Aires, Argentina: Nº 1.


Assinatura Blog 003 set2017


CONHEÇA O

21616546_507560499604571_3554556279413164762_n

BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.


REVISTA ELETRÔNICA

fb_img_1516157692020843411383.jpg

Leia no nosso nº 9! Clique aqui ou na imagem acima.


 

3 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *