imagem DIABETES TIPO 2: O MAIS FREQUENTE

diabetes tipo 2 o mais frequente

O diabetes tipo 2 é a variante mais comum da disfunção que se caracteriza pelo excesso de glicose no sangue. Ele é responsável por aproximadamente 90% dos casos (SBD, 2016) . Ocorre quando o organismo não aproveita satisfatoriamente a insulina que produz ou quando a produção não é suficiente.

diabetes tipo 2: sedentarismo deve ser combatido
Sedentarismo: fortemente associado ao aparecimento do diabetes tipo 2. Imagem: Pixabay

Suas causas têm forte ligação com o estilo de vida desregrado, sedentarismo, poucas horas de sono por dia, alimentação inadequada, além do histórico familiar do indivíduo. Porém existe prevenção através da perda de peso, prática de atividades físicas frequentes, dieta balanceada e adoção de hábitos mais saudáveis, como o respeito às horas diárias de sono.

Normalmente, o tipo 2 se manifesta em indivíduos acima dos 40 anos de idade, mas vem afetando, cada vez mais, jovens e crianças. Desta forma, vem se tornando uma epidemia mundial, sem que muitas pessoas sequer percebam a presença da disfunção. No início, não há sintomas muito evidentes, ao contrário do tipo 1 que costuma chegar de forma repentina (leia aqui: Diabetes Tipo 1: Sintomas e Controle). Por esta razão, algumas pessoas saem do pré-diabetes para o diabetes tipo 2 sem notar a subida lenta e silenciosa dos níveis de açúcar no sangue. A SBD estima que metade dos portadores de diabetes não sabem que têm a doença (clique aqui para ler O Que é o Diabetes). Portanto todo cuidado é pouco.

Diabetes tipo 2: atividades físicas como o handball ajudam a prevenir e cuidar do corpo.
É cada dia mais comum o diagnóstico de diabetes tipo 2 em jovens. As atividades físicas e hábitos saudáveis de vida podem evitar esse quadro. Imagem: Pixabay

O tratamento do diabetes tipo 2 envolve a adoção de um estilo de vida saudável no tocante à alimentação e prática de atividades físicas regulares. Além disso, se os médicos prescrevem, a utilização de hipoglicemiantes orais, injetáveis ou insulina. Isto dependerá do perfil do paciente e do resultado de seus exames. E reforçamos sempre que o tratamento deve ser prescrito pelo médico competente. Diga não a receitinhas e remédios caseiros que podem colocar sua vida em risco.

diabetes tipo 2: fiquem atentos

Então já sabe, nada de tentar fugir da responsabilidade de cuidar de suas glicemias. Procurem seus médicos, professores de educação física e nutricionistas e tomem a melhor decisão de suas vidas: viver com qualidade de vida, mesmo convivendo com o diabetes.

Atividades físicas, saúde e muito bem-estar a todos.

Grande abraço,

Daniel Ramalho – Diabeticoach

Blog Diabetes Esporte & Natureza

Mais informações nas Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes: http://www.diabetes.org.br/profissionais/images/docs/DIRETRIZES-SBD-2015-2016.pdf


Sendo feliz com diabetes


CONHEÇA O

Sendo feliz com diabetes

BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.


REVISTA ELETRÔNICA

screenshot_20180215-132523383621160.jpg

Leia o nº 10 da Revista EmDiabetes! Clique aqui ou na imagem acima.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *