imagem DIABETES TIPO 1: SINTOMAS E CONTROLE

Diabetes tipo 1 sintomas e controle

Tipo 1, tipo 2, gestacional, LADA, Mody… Os tipos de Diabetes Mellitus (DM) podem confundir um pouco no início, mas com explicações diretas e simples, acreditamos que podemos deixar as coisas mais claras.

Na semana passada, falamos de forma simplificada e descontraída, sobre o que é o diabetes (Clique “aqui” para ler). Hoje continuamos o tema, abordando um de seus principais tipos: o tipo 1.

 

O que é o Diabetes Tipo 1?

Como dissemos anteriormente, o diabetes se caracteriza pelo que chamamos de “fogo amigo”, então o tipo 1 da disfunção resulta de uma reação autoimune, na qual “o próprio organismo (sistema imune) reconhece as células beta pancreáticas, que produzem a insulina, como estranhas a ele e, então, ataca-as e destrói”, como afirma o Doutor em Fisiologia Humana, Mark Barone em seu livro Diabetes: conheça mais e viva melhor. Por esta razão, o indivíduo deixa de produzir insulina ou produz muito pouco, e passa a depender da aplicação de insulina através de seringas, canetas ou bomba infusora.

Diabetes em 1 imagemAcomete com mais frequência crianças e jovens, por isso era chamada de Diabetes Juvenil, termo que caiu em desuso, pois segundo o doutor Alan Rubin tantos casos foram detectados em adultos que os próprios médicos o abandonaram.

As causas do diabetes tipo 1, menos comum que o tipo 2, representando entre 5 e 10% do total de pessoas com DM, ainda não estão muito claras e não há nenhuma forma de preveni-lo: “A verdade é que ninguém sabe ainda ao certo o que causa o diabetes tipo 1, embora existam evidências de que ele resulte de uma complexa interação entre os genes, o meio ambiente e o sistema imunológico”, comenta Barone.

 

Quais os sintomas?

Os sintomas do tipo 1 aparecem repentinamente e de forma bem evidente. Os principais são:

  • Aumento no volume de urina;
  • Fraqueza;
  • Sede intensa;
  • Perda de peso;
  • Oscilações na visão;
  • Aumento do apetite;
  • Infecções de pele e/ou genitais;

Tratamento

26992731_1943974358963960_3632486418414569476_nO tratamento prescrito por médicos endocrinologistas, além da aplicação de insulina, consiste na adoção de hábitos saudáveis como a prática de atividades físicas regular e alimentação com ingestão controlada de carboidratos e gorduras. Mesmo com o acompanhamento médico, a pessoa com DM1 deve se dedicar à disfunção e buscar informações de qualidade para aprender a conviver com ela.

 

Mais informações

Sendo assim, facilitamos sua vida e indicamos três páginas, nas quais pode-se encontrar informações confiáveis e que facilitam o convívio com o DM:

Revista EmDiabetes: publicação totalmente online, gratuita e com conteúdo produzido por uma equipe que conta com 5 pessoas que convivem com o diabetes tipo 1. Para acessá-la gratuitamente, clique no link http://www.emdiabetes.com.br.

Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD): Associação Civil formada por médicos e profissionais de saúde com interesse em diabetes. Atualmente é a instituição-referência sobre o DM no Brasil. Site: http://www.diabetes.org.br .

ADJ Diabetes Brasil – Trata-se de uma entidade fundada por um grupo de pais de crianças e adolescentes com a disfunção. Uma das referências em diabetes no País, atua no acolhimento de pessoas com diabetes, defesa de seus direitos, além de oferecer informação e educação a pessoas com diabetes e/ou seus cuidadores. Site: http://www.adj.org.br/ .

Grande abraço,

Daniel Ramalho – Diabeticoach

Blog Diabetes Esporte & Natureza

 

Referências:

Barone, Mark. Diabetes: conheça mais e viva melhor.

RUBIN, Alan L., Diabetes for dummies.

Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD)


Assinatura Blog 003 set2017


CONHEÇA O21616546_507560499604571_3554556279413164762_n

BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.


REVISTA ELETRÔNICA

screenshot_20180215-132523383621160.jpg

Leia no nosso nº 10! Clique aqui ou na imagem acima.


 

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *