imagem DIABETES E FUTEBOL

Coluna Diabetes ProAtividade

Soccer 002

Por Prof. Rodrigo Barboza

Futebol é um dos esportes mais praticados em nosso país, inclusive pelo público feminino, que ganhou grande força nos últimos anos. Mas quais seriam estratégias para evitar hipoglicemia e hiperglicemia durante e após a atividade?

Futebol, Conhecimento e Diabetes

soccer-673488_960_720Em primeiro lugar, tenha conhecimento sobre sua atividade. Saber quanto tempo vai durar o esporte, é fundamental para saber quais estratégias teremos de tomar. Um jogo de 90 minutos exige um lanche extra na bolsa para garantir que a glicemia se mantenha boa até o final do jogo. Talvez com uma partida de 40 minutos no futebol de salão não seja preciso, mas esteja atento e monitore sua glicemia antes, durante e após o jogo.

O Tratamento e a Atividade

soccer 004Converse com seu médico sobre a possibilidade de redução da dosagem de Insulina nesses momentos ou um aumento controlado da glicemia. Exercícios tendem a baixar a glicemia, por isso, reduzindo a aplicação antes do lanche que deve preceder a atividade ou, se for o caso, consumindo mais carboidratos para iniciá-la um pouco mais alta, numa margem de segurança determinada pelo seu médico, podem ser boas opções para evitar hipoglicemias. Mas tudo deve ser feito com orientação médica e de um profissional de educação física. Algumas pessoas relatam hiperglicemia após o jogo, devido a liberação de hormônios como a adrenalina e noradrenalina durante a atividade. Nesse caso, essas estratégias não são boas opções, portanto a orientação de um profissional de saúde é indispensável.

Atenção ao Local de Aplicação

soccer 003Outra boa dica é evitar de aplicar insulina na perna ou abdômen antes do futebol. Nesse caso, o melhor local para aplicação é o braço. No caso de quem atua no gol, pode estar optando pela perna se preferir. Aplicar insulina na região da musculatura mais recrutada no jogo faz com que a mesma seja absorvida mais rapidamente, o que pode acelerar o aparecimento de uma hipoglicemia.

Autocuidado e Responsabilidade

Soccer 001Enfim, o mais importante de tudo é pegar todas essas informações e aplicar à sua realidade, ao seu conhecimento sobre seu corpo e conversar com seu médico. Cada indivíduo tem seu próprio tratamento e particularidades. Então alguns vão ter hipoglicemia e outros hiperglicemia ao praticar o esporte. Por isso é importante o auto conhecimento e carregar consigo desde o lanche e o kit anti-hipoglicemia à sua caneta. Deixe seus amigos cientes disso e ótimo jogo.

Obrigado e bom treino,

Rodrigo Barboza

Prof. de Educação Física

Instagram: @diabetes_exerciciofisico

Facebook: Diabetes e Exercício Físico

Quer ver mais posts da coluna Diabetes ProAtividade? Clique aqui.


Assinatura Coluna Rodrigo Barboza


mas * mas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *