imagem A RELAÇÃO DO PACIENTE COM PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Coluna Psicologia & Diabetes

shutterstock_580164016

Por Raquel Pilotto

Como é sua relação com seu médico, nutricionista ou psicólogo? Você sente confiança nele ou nela? Consegue dizer tudo que está sentindo de verdade ou tem medo de ser julgado pelo que for dizer?

A relação do paciente com profissional de saúde deve ser de extrema confiança. Nós psicólogos temos o dever de manter o sigilo do paciente a fim de proteger tudo o que ele nos fala. Nos casos dos médicos e outros profissionais da saúde acontece o mesmo, portanto, o sigilo deve ser sempre respeitado.

Relação de Confiança e Respeito

shutterstock_768216934Então, em primeiro lugar há uma certa confiança, no sentido de acreditar que o outro não vai sair por aí dizendo tudo o que você lhe disse na consulta. Em segundo, existe também o respeito pela suposição de que aquele que você está se dirigindo para pedir ajuda sabe sobre o que você está passando e como poderá te ajudar. E em terceiro lugar, não menos importante, há a empatia da pessoa a quem você conta sua história. Você sente que há nela um entendimento e um real desejo de ajudar? Um olhar e escuta atentos à sua história e sua pessoa? Você se sente acolhido?

Essas são coisas que diferenciam um bom e um mau profissional da saúde: se ele é confiável, se emana respeito pelo que é, pelo que sabe e se sabe mostrar-se empático à sua história.

Sinta-se À Vontade para Mudar

doctor-899037_960_720Se não há na pessoa que te atenda qualidades como essas, não se sinta mal em ir buscar alguém com quem você se sente mais à vontade. Certamente, no mundo há muitos profissionais bons, mais do que o contrário. Então peça indicação a seus amigos e familiares e, se sentir que há uma brecha, diga ao profissional que te atende os motivos de você não estar satisfeito. Às vezes ele nem sabe, mas precisa desse “feedback” para que possa fazer mudanças também.

Você Merece o Melhor

Portanto seja sempre verdadeiro e acredite que o profissional não está ali para te julgar, mas para ajudar. Enfim, caso sinta o contrário, não tenha medo de mudar e buscar o melhor para si.

child-2455740_960_720

Quer ler sobre outros temas sobre Psicologia e Diabetes? Clique aqui e acesse a coluna do Blog Diabetes Esporte & Natureza.

Um abraço e até a próxima!

Raquel Pilotto

Psicóloga – CRP: 05/56133

raquelborgatte@hotmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/psiraquelpilotto/


Assinatura Coluna Raquel Pilotto


Imagens Shutterstock e Pixabay

mas / mas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *