imagem DIABETES E A RECUPERAÇÃO DO CARNAVAL

Coluna Nutri & Diabetes

Carnaval e Diabetes 001

Por Deise Santiago

Os bloquinhos começaram cedo esse ano. Em todo o Brasil fevereiro teve carnaval, sim, se estendeu até março, mas como ficou a alimentação nesse período de excessos? Muito sol, pouca água, bastante cerveja?
streamer-1194568_1920Com toda essa euforia é comum o consumo abusivo de alimentos muito gordurosos e, principalmente, de bebidas alcoólicas. Sobrecarrega-se, assim, todo o organismo, mas em especial o fígado, que é responsável pela desintoxicação do organismo.
No final fica aquela ressaca na quarta-feira de cinzas, com muita dor de cabeça, cansaço, indisposição e desidratação pós-folia. Mas fiquem calmos que tem jeito: uma dieta equilibrada e saudável por pelo menos 3 dias já te ajudará a desintoxicar o organismo. Querem algumas dicas?

Diabetes e Carnaval: Fiquem Atentos

bottle-2032980_19201) Comece pela hidratação. Consuma bastante líquido, principalmente água mineral, mas pode incluir água de coco, sucos naturais e chás. Nada de refrigerantes, combinado?

2) Refeições leves de 3 em 3 horas para retomar o metabolismo que ficou perdido nesse período. Essas refeições incluem carnes magras, verduras e legumes, frutas, leite e derivados.

3) Frituras? Embutidos? Produtos industrializados? Nem pensar nisso! Eles são cheios de condimentos que vão impedir a desintoxicação do seu organismo. Dê um tempo para o seu corpo, mais pra frente a gente pensa sobre eles.

4) Evite os alimentos gordurosos e ricos em açúcares, pois eles dificultam muito a desintoxicação e o controle glicêmico.

5) ATENÇÃO. A desidratação pode ter diversos sintomas, desde sede, fadiga, diarreia, vômito, tontura, dores de cabeça e sonolência, convulsões, hipertermia, queda de pressão, perda de consciência… Portanto, representa um perigo para a saúde e se o caso ficar grave, vale a pena procurar um pronto socorro para se reidratar. Mas quando a desidratação é leve, para não piorar você pode fazer rapidamente um soro caseiro. É muito simples, pois consiste apenas em misturar 2 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de chá de sal e 200 ml de água filtrada. Logo, isso evita ter que ir ao hospital e enfrentar as filas.

6) Lembre-se que nosso corpo pode demorar até 21 dias para se adaptar a um sabor diferente, mas quanto antes você começar e acostumar o seu paladar com o saudável, melhor será para a sua saúde. Para que você entenda, quando ativamos o nosso paladar com alimentos muito doces, artificiais e com gorduras super processadas, é mais difícil, no dia seguinte, ter prazer em comer alimentos frescos e naturais. Eles não tem todos esses temperos e estimulantes artificiais, mas isso não é saudável. Portanto, seja persistente e pense na sua saúde e no seu bem-estar.

Imunidade e Detox

brocolis-2478707_960_7207) Consuma alimentos que melhorem o seu sistema imunológico e mantenham o bem-estar do organismo, são eles: cenoura, acerola, frutas cítricas, vegetais folhosos verdes escuros (couve, brócolis, espinafre), gema de ovo, castanhas, alho, leites fermentados e iogurtes em geral.

8) Alimentos como abacaxi, maçã e a couve manteiga também são boas pedidas, pois possuem enzimas que favorecem a drenagem de toxinas e auxiliam na desintoxicação feita pelo fígado. Mas claro, sem esquecer do potássio encontrado em algumas frutas como, banana, melão, pêssego e frutas secas, pois ele é essencial para quem abusou de bebidas alcoólicas.

drinks-1430739_1280Receitas de Sucos Detox

Suco de Limão + Alecrim + maçã + Chá verde:
Bata no liquidificador o suco de 1 limão + 1 colher de chá de alecrim + ½ maçã + 1 xícara de chá verde gelado. Sirva em seguida.

Suco de Couve + laranja + linhaça + limão:
Bata no liquidificador ½ folha de couve + ½ laranja sem casca + 1 collher de sopa de linhaça + ½ limão + água a gosto. Sirva em seguida.

Então cuidem-se e qualquer dúvida, entrem em contato.

Para acessar posts anteriores da coluna Nutri & Diabetes, clique aqui.

Até a próxima,

Deise Santiago – CRN – 340982

Nutricionista e Educadora em Diabetes

https://www.facebook.com/nutrideisesantiago/


nutricionista


CONHEÇA O

nutricionista

BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.

mas/mas


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *