imagem O DIABETES NA FOLIA

11 dicas para curtir o carnaval sem descuidar do diabetes

Diabetes e a Folia Dicas DGR fev2018

Por Daniel Ramalho

A folia está chegando! Muito juízo a todos! Todo cuidado é pouco, mas não deixem de se divertir, descansar e de se cuidar. Beleza? Então vamos de informações para passar bem o nosso carnaval.

Vamos evitar os excessos para que a festa não termine mais cedo e para que nossa folia transcorra em paz, seja na serra, na praia, na chuva, no sol… Aliás, a previsão é de chuva para a maior parte do país, então, esteja muito bem preparado.

Nossas Dicas

20180212_133913Sigam as recomendações abaixo, juntem aos cuidados que vocês já tomam e passem um carnaval no qual a única surpresa fique por conta da escolha da Escola de Samba vencedora da folia de 2019.

1. Tente não modificar o horário habitual de suas refeições, ou seja, tente manter sua rotina. Sim, é difícil e um deslize ou outro já é esperado, afinal estaremos mais relaxados, mas procurem se manter o mais próximo do controle ideal e jamais saltem refeições: a folia gasta muita energia e você precisará dela para evitar uma hipoglicemia.

20180212_1839272. Durante os bloquinhos e bailes tenha sempre à mão alguma fonte de carboidrato como sachês de açúcar, carboidrato em gel e, se possível, leve seu lanchinho em uma bolsa. Obviamente não queremos que o medo de uma hipo nos atrapalhe a festa, não é?

SAMSUNG3. Não deixe de levar sua insulina, medicamentos e insumos, protegendo-os do calor excessivo. É feriado, festa, mas o diabetes não dá folga e é sempre bom nos cuidarmos para que tudo saia bem. Para evitar surpresas, faça uma lista para auxiliar na organização, confira as quantidades que está levando, principalmente se você está saindo de viagem.

Identifique-se

4. Leve com você as devidas identificações. “Ah, mas não vai acontecer nada”… Não vai, mas vai que acontece e você precisa de uma força. Se estiver desacordado por alguma hipo, por exemplo, a identificação de pessoa com diabetes pode salvar a sua vida. Portanto vale de tudo: pulseiras, cordões, carteirinhas (faça a sua aqui), tatuagem de alerta à mostra… Sim, é mais uma coisinha pra levar, mas vale ou não vale a pena? Previna-se.

5. Cair na folia exige tanto como qualquer atividade física, portanto, monitore a glicemia com seu glicosímetro antes, durante e depois de cada evento. Uma paradinha no bloco para furar o dedinho atrapalha infinitamente menos do que o risco de terminar o bloco na ambulância por uma hipo, não é? Então deixa de preguiça e entra no bloco dos fura-dedos. Rsrs!

carnaval-2015-com-molduraAtenção!

Esteja certo de suas condições de saúde e se houver necessidade, pare, corrija, compense, descanse, mas só volte quando estiver se sentindo totalmente recuperado. Se preciso, procure o posto médico do evento e não fique afoito para voltar a festejar. O carnaval dura vários dias e alguns minutos de cuidados podem garantir uma folia super animada e segura por bastante tempo.

6. Cuidado com seus pés! Nós que convivemos com o diabetes devemos cuidar muito bem deles. Então, usem calçados confortáveis, leves e fortes para aguentar tanta dança e possíveis pisões de outros foliões mais desastrados. Então já sabem: chinelinho não é uma boa opção.

7. Hidrate-se bastante! Com uma boa hidratação facilitamos o controle de nossa glicemia.

8. Use roupas leves e confortáveis.

9. Se for dirigir, principalmente pegando a estrada, não deixe de medir sua glicemia antes, durante e depois do trajeto. Hipoglicemia não tem hora e nem espera que estejamos fora de risco para atacar, portanto, por melhor que seja seu controle, não aja como se isso não pudesse acontecer com você. É apenas uma picadinha no dedo que pode salvar a sua vida, além da de seus “caronas” familiares ou amigos, a de outros motoristas ou pedestres.

12fev2010-cel-b10. Precisa dizer que SE BEBER NÃO DIRIJA? Acho que já sabem, não é? 🙂 🙂 🙂

11. Se você é “bombado”, proteja sua bomba de insulina do calor e dos solavancos. Procure colocá-la em um local no qual esteja segura contra quedas e que não corra o risco de ser arrancada em algum esbarrão.

Carnaval Sem Sustos

Então é isso! Vamos curtir muito o carnaval, mas sem deixarmos de ter responsabilidade! No mais, as recomendações de praxe também devem ser seguidas: beber com moderação, respeitar os horários de descanso porque nosso corpo precisa muito se recompor entre uma folia e outra e deixem-se contagiar pela alegria de nossa cultura carnavalesca.
Um excelente carnaval a todos!

Tchau!!! Partiu blocooooo!!!

20160209_181757

Um grande abraço,

Daniel Ramalho

Blog Diabetes Esporte & Natureza


Blog Diabetes Esporte & Natureza

O Autor

Papo Azul


Nossos Projetos

Vem aí uma nova edição

Trilha da Insulina

Fiquem ligados!

Daniel Ramalho – Raquel Pilotto – Rodrigo Barbosa

Contato: trilhadainsulina@gmail.com


CONHEÇA O

Forças de Caráter

Bem-Estar, Potencialização de Qualidade de Vida, Desenvolvimento Pessoal, Otimismo e Resiliência no Tratamento do Diabetes.

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.


mas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *