imagem DIABETES E EXERCÍCIOS: MANTENDO A PEGADA NAS FESTAS

Coluna Diabetes ProAtividade

design-3797945_960_720

por Prof. Rodrigo Barboza

Certamente dezembro é o mês mais festivo do ano e, também, o que temos o maior número de compromissos. Mais comemorações, mais happy hours, academias fechando mais cedo e a rotina de exercícios acaba sendo prejudicada e, para alguns, ficando para o ano seguinte.

Festas e Exercícios

Se para algumas pessoas há esse luxo, para quem gosta de treinar e precisa do exercício para controlar a glicemia, não existe maneira de procrastinar de forma saudável. Pelo contrário, além de piorar as glicemias, sofre-se com as consequências desse “plus” nas refeições, ocasionado pelas festas e confraternizações de fim de ano. A verdade é que não dá para andar diariamente com glicemias tão altas e ainda cair de boca naquele jantar delicioso com a família, fazendo-a subir ainda mais. É horrível, não é mesmo? E nem sempre conseguimos controlar isso somente com a insulina.

santa-2097876_960_720

Minhas Dicas

Então, aqui vão algumas dicas de como colocar o corpo pra se mexer, mesmo com a agenda cheia no final de ano:

landscape-78058_960_720– Procure se programar para treinar: veja os melhores dias com horários disponíveis para dar aquele pulinho na academia ou dar aquela corridinha.

– Priorizar o aeróbico pode ser uma boa: com tantas calorias a mais nessas datas envolvendo álcool e comida, talvez seja bacana focar um pouco mais nos exercícios calistênicos (vide exemplos abaixo) e/ou aeróbicos para queimar parte dessa ingestão adicional. Para quem também é amante dos exercícios de força, não os deixe de fazer. São super eficientes para manter a massa magra e manter o organismo mais acelerado.

Exemplos:

Exercícios outdoor – Às vezes a agenda só fica mais livre no final de semana, quando as academias têm um horário mais curto de expediente. Então, para não deixar de se exercitar e melhorar a glicemia, treinar na rua é uma boa pedida. Na praia, lagoa, ou correr no meio fio mesmo, dependendo da segurança do local, pode ser uma opção para não ficar parado e triste.

street-workout-2682499_960_720Exercícios calistênicos – Os exercícios que não precisam de muito espaço e equipamentos são uma ótima opção também, como: pular corda, flexão de braço, agachamentos, polichinelo etc.

– Priorize treinos curtos e intensos: quem disse que pra ter resultado, precisa ficar 1 hora e meia ou mais na academia? Esse pensamento já caiu por terra há muito tempo. Hoje em dia, diversos locais oferecem treinos de Hiit (high intensity interval training) que são atividades com duração em torno de meia hora e puxadas. Existem estudos que apontam os benéficios dessas atividades em relação a treinos muito extensos. Eu tenho certeza que treinar pelo menos meia hora já vai lhe trazer muito prazer e melhor controle glicêmico para sua ceia de Natal, Ano Novo e confraternizações com os amigos.

Enfim, desejo a todos um ótimo Natal e um feliz ano novo, repletos de boas glicemias!! Que venha 2019 com muita energia positiva e otimismo, por que o show deve (e precisa) continuar.

start-line-3449607_960_720

Até o ano que vem.

Rodrigo Barboza

Prof. de Educação Física

Instagram: @diabetes_exerciciofisico

Facebook: Diabetes e Exercício Físico

Quer ver mais posts da coluna Diabetes ProAtividade? Clique aqui.


Assinatura Coluna Rodrigo Barboza


CONHEÇA OSendo feliz com diabetes

POTENCIALIZAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *