imagem NATAL E ANO NOVO SEM DEIXAR O DIABETES ESTRAGAR A FESTA

Coluna Nutri & Diabetes

Capa Natal Nutri 2018

Por Deise Santiago

O ano voou e já estamos em dezembro, mês do natal, do réveillon e de muitas festas de confraternização. Isso significa: comida. E para evitar que os bons momentos do último mês de 2018 venham a se tornar uma dor de cabeça, com exames alterados em janeiro, é importante tomar alguns cuidados.

Festa sem sustos

O melhor jeito de aproveitar as festas de fim de ano e evitar episódios de hipo ou hiperglicemia é se cuidando: manter-se hidratado, verificar a glicemia com frequência e controlar a ingestão de carboidratos e proteínas. Nesta época, opte por cereais integrais e adicione fontes de fibras, como verduras, legumes, aveia, chia, lentilha e castanhas, pois isso ajuda a diminuir a velocidade em que o açúcar é absorvido.

advent-1821740_960_720

Não é preciso fazer restrição alimentar quando uma pessoa com diabetes está atenta à sua glicemia. Monitorar a taxa antes e depois de comer, evita episódios desconfortáveis e, sem excessos, pode-se curtir as festas tranquilamente.

O Diabetes e a Balança

Pessoas com diabetes tipo 2 devem evitar ganhar peso neste período. A atenção com a balança começa com boas escolhas no prato. Na hora da ceia, faça somente um prato, monte ele com os itens que você deseja e evite repetir. Além disso, tente passar longe dos carboidratos simples: pão branco, arroz branco e macarrão branco. Eles devem ser substituídos por pão integral, macarrão integral e arroz integral.  Assim, você vai ingerir alimentos com índice glicêmico menor, que farão a glicemia oscilar menos.

Outra boa dica é procurar versões light dos pratos tradicionais. Vai ter farofa? Pense em uma versão, por exemplo, com quinoa no lugar da farinha. E se retirarmos o bacon? Assim evitamos aumento nos níveis de colesterol ruim, o LDL. Há várias receitas menos calóricas de pratos tradicionais disponíveis na internet, é só experimentar.

Profissionais de Saúde

advent-21933_960_720Lembre-se sempre de consultar seu médico e nutricionista. Talvez, mudar a alimentação colocando mais fibras, possa trazer mais saciedade e ajude no controle da compulsão alimentar nessa época do ano. Se você usa insulina, como vai fazer refeições no período noturno, vale checar com seu médico se a medicação irá precisar de ajustes.

É muito importante aproveitar com sabedoria este período, sem exagerar na alimentação, pois sua saúde não tem preço. Lembre-se que festas e confraternizações, apesar de ocorrerem em momentos nos quais há bastante comida, não são sobre comida, mas sobre relacionamentos. Portanto, busque se concentrar nas conversas, nas amizades e neste momento tão especial de celebração.

Tabela de Natal

Segue abaixo, uma seleção que fiz com itens comuns nas festas de fim de ano, com dados nutricionais que facilitem a contagem de carboidratos, tendo como base a tabela da SBD-Sociedade Brasileira de Diabetes:

Contagem Natal
Fonte: Manual de Contagem de Carboidratos da SBD – Sociedade Brasileira de Diabetes

Enfim, curtam bastante, mas com responsabilidade, ok?

Boas festas!

Qualquer dúvida, entrem em contato.

Para acessar posts anteriores da coluna Nutri & Diabetes, clique aqui.

Até a próxima,

Deise Santiago – CRN – 340982

Nutricionista e Educadora em Diabetes

https://www.facebook.com/nutrideisesantiago/


nutricionista


CONHEÇA O

nutricionista

BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *