imagem PLANEJANDO 2019 COM O DIABETES

Coluna Psicologia & Diabetes

pencil-1891732_960_720

Por Raquel Pilotto

Quando um ano está terminando logo começamos a fazer uma retrospectiva de tudo o que nos aconteceu, tudo o que realizamos e, também, o que deixamos de realizar. Ficamos nostálgicos, ora satisfeitos, ora frustados, mas tendemos a pensar mais no que deixamos de fazer do que em tudo o que fizemos. Por que? Você já parou para pensar sobre isso? Por que o que deixamos de fazer é mais importante do que o que fizemos? É por que algumas metas são tão difíceis de alcançar?

Metas

rocks-2561039_960_720Você já parou para pensar em suas metas? Elas são metas realistas? Ou metas impossíveis? O que seriam metas realistas? Metas realistas são coisas que você se propõe e consegue fazer com um pouco de esforço, mas sim, você consegue. Por exemplo, se você precisa perder muito peso. Digamos que precise perder 15kg e sua resolução de ano novo é essa: “quero perder 15kg esse ano”. Mas como você planejou isso? Não se perde 15kg de uma vez só, leva tempo, exige determinação, foco e paciência.

O correto é você determinar pequenas metas, desta forma: “esse ano minha meta é perder 1,5kg por mês”. Em 10 meses serão menos 15kg. Essa já é uma resolução mais provável de ser alcançada, pois você está pensando de uma forma mais realista e seu cérebro consegue processar como algo possível de ser alcançado.

Ano Novo, Novas Glicemias

20180417_1538122122755824.jpgOutro exemplo é em relação ao controle glicêmico. Se você tem um péssimo controle e sua hemoglobina glicada – média da glicemia de três meses – está altíssima, o correto é você melhorar isso através de pequenas mudanças no seu dia a dia. Como? Fazendo mais medições de glicose, indo com mais frequência a seu médico, comendo melhor e percebendo como cada alimento altera sua glicemia e, com isso, tomando a dosagem de insulina de forma mais assertiva.

Planejando os Exercícios

Além disso, você deve começar praticar uma atividade física, mas, se você nunca fez ou não faz há um bom tempo, não comece praticando taekwondo ou corrida. Comece com uma caminhada leve ou algo do tipo.

sport-1201014_960_720Enfim, esses são pequenos passos que vão te levar longe, mas não adianta “queimar a largada” e acabar caindo, se machucando e desistindo. Vá com calma, você vai conseguir! E, se precisar, não tenha vergonha de pedir ajuda.

Boas festas e não esqueça, faça resoluções realistas.

Um abraço e até a próxima!

Raquel Pilotto

Psicóloga – CRP: 05/56133

raquelborgatte@hotmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/psiraquelpilotto/


Assinatura Coluna Raquel Pilotto


mas/diabetes/vida/resiliência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *