imagem APRENDIZADO E PRÁTICA COM O DIABETES

Por Daniel Ramalho

APRENDIZADO E PRÁTICA COM O DIABETES

Ao longo de nossas vidas com diabetes, vamos conhecendo alguns sabichões que juram fazer tudo conforme o figurino, ou seja, seguir toda e qualquer orientação médica à risca. É bem verdade que alguns até chegam perto, mas, cá pra nós, não existem os que realmente seguem tudo, sem deslizes, os 365 dias do ano e as 24h do dia. Ainda bem!

Sim, digo que isso é bom, pois a perfeição não existe, pelo menos em matéria de comportamento humano. Sua busca, pode até ser perigosa, podendo acarretar em estresse e ansiedade diante das naturais frustrações encontradas no caminho.

Aplicando o Conhecimento

hands-755751_960_720Claro, devemos nos esforçar para estarmos com a glicemia equilibrada o máximo de tempo possível e isso só é aplicável, quando nos esforçamos para aprender as “artimanhas” do diabetes. Esse aprendizado, não apenas sobre a disfunção, mas sobre nós mesmos, é o que vai determinar o sucesso de nosso tratamento. Para que ele ocorra, é preciso não apenas saber o que fazer, mas aplicar esse conhecimento.

Já diria o filósofo Romano Epicteto, que “Viver a sabedoria é mais importante do que saber a respeito dela”. Lao Tsé também se referiu às pessoas que muito dizem e pouco fazem: “Saber e não fazer é ainda não saber”, disse o pensador chinês.

A Prática Leva à Evolução

book-1760993_960_720Portanto, aplicar o que aprendemos, faz parte do aprendizado. Quanto mais praticarmos, com mais naturalidade lidaremos com os desafios que o diabetes nos impõe. E quando me refiro a práticas, desafios e aprendizados, refiro-me também à nossa forma de agir e encarar a disfunção. Se vivermos nos queixando sem nada fazer para mudarmos, não adianta ler e defender o certo a ser feito. De nada serve saber que devemos evitar o estresse, se quando algo nos chateia, investimos mais em aborrecimentos e picuinhas do que em soluções.

woman-3295415_960_720Crescer com as oportunidades e praticar aquilo que sabemos que é certo, contribui imensamente com nossas glicemias.

Pensem nisso.

Grande abraço,

Daniel Ramalho – Diabeticoach

Diabetes Esporte & Natureza


controle


CONHEÇA O

Sendo feliz com diabetes

BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *