imagem CRIANÇAS COM DIABETES E ATIVIDADES FÍSICAS

Coluna Diabetes ProAtividadeteam-2444978_960_720

Por Prof. Rodrigo Barboza

É muito comum pais se desesperarem quando seus filhos começam a brincar de correr desenfreadamente, depois de terem tomado uma insulina certa para aquela refeição. Como adivinhar quando esses “seres humaninhos”, cheios de energia, vão começar a pular, brincar e gastar glicose? Pois é, nada melhor que a experiência ao longo do tempo para ver se é necessário aplicar aquela quantia de insulina ou reduzir o bolus de correção. Mas até lá, como evitar o risco da criança ter uma hipo ou hiperglicemia? Será que a criança passa a identificar tais eventos?

sunglasses-1284419_960_720Seja como for, não tem jeito: temos que ficar der olho, constantemente, até descobrirmos um “padrão de comportamento” nessa glicemia para nos sentirmos mais seguros e irmos pegando o feedback da criança, à medida que ela tem as sensações de glicemias mais baixas ou mais elevadas.

Nossas Crianças e os Novos Recursos

boy-1853960_960_720A tecnologia atual também pode ajudar bastante, como o sensor do Libre por exemplo, que mede a glicemia sem a necessidade de furar o dedo, quantas vezes a pessoa quiser. É um bom recurso para conhecer melhor o comportamento da glicemia, ainda que não deva ser o único, mesmo que não venha a ser uma ferramenta de uso constante.

A mesma regra se aplica à prática esportiva das crianças. Essa um pouco mais fácil de prever, já que é uma atividade programada, o quanto reduzir de insulina, para que o pequeno atleta não venha a ter uma hipoglicemia posteriormente.

Desafios

girl-1004432_960_720Um dos maiores desafios é quando o jovem tem uma hiperglicemia depois da atividade, como pode acontecer em esportes como o futebol. Nesse caso, o que fazer? Suspender o exercício que a criança ou jovem tanto gosta de fazer? Lógico que não! Embora esteja tendo uma hiperglicemia aguda pós exercício físico, o esporte em si ajuda a diminuir a resistência a insulina, deixa o corpo mais sensível a ação da mesma nas próximas horas, além de outros benefícios não relacionados ao diabetes diretamente.

Numa situação dessas, é necessário avaliar todo o cenário e ver se é necessário aplicar mais insulina para a correção da atividade ou apenas diminuir a quantidade de carboidrato. Essa é uma prescrição bem individualiza. Deve ser verificada passo a passo com o seu endocrinologista. Ele saberá identificar qual a melhor estratégia. O negócio é não colocar mais privações na vida de seu filho e ajudá-lo a lidar com essas situações.

Encontre Sua Estratégia

water-fight-442257_960_720Vocês sabiam que existe vários jogadores famosos que começaram a praticar seus esportes ainda quando crianças, já com diabetes? É o caso por exemplo do jogador da seleção espanhola Nacho Fernandez, atleta do Real Madrid e que acaba de jogar a Copa do Mundo pela seleção espanhola com grande destaque. Vocês sabiam que primeiro endocrinologista do Nacho falou que a prática esportiva não deveria mais fazer parte de sua vida? Se quiser saber mais sobre o Nacho, clique aqui.

Enfim, não há limites para quem convive com o diabetes e não privem suas crianças de fazerem o que gostam. Adote a melhor estratégia e veja sempre o que é possível fazer para melhorar sempre.

Bons treinos e até a próxima,

Rodrigo Barboza

Prof. de Educação Física

Instagram: @diabetes_exerciciofisico

Facebook: Diabetes e Exercício Físico


Assinatura Coluna Rodrigo Barboza


CONHEÇA O

Sendo feliz com diabetes

BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.


REVISTA ELETRÔNICA

35345790_2046535139001041_2604629770733879296_n

Leia a Edição 14 da Revista EmDiabetes!

Clique aqui ou na imagem acima.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *