imagem DIABETES E FEBRE AMARELA: QUEM PODE SE VACINAR

Diabetes e febre amarela sempre geram muitas dúvidas… Um ano após a corrida aos postos de saúde atrás da vacina contra a febre amarela (clique aqui para ler nosso post da época), novos casos da doença reacendem o alerta, desta vez no estado de São Paulo.

Por Daniel Ramalho

diabetes e febre amarela 1
A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pela picada de mosquitos infectados. Imagem: Pixabay

Após duas mortes causadas por febre amarela, registradas na capital, mas por pessoas infectadas na região de Mairiporã, Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo divulgou neste fim de semana que a vacinação será liberada em todo o estado. Após o anúncio, uma terceira vítima, desta vez em Guarulhos, teve o óbito confirmado nesta segunda-feira, pela mesma razão.

Com a volta da doença às manchetes e chamadas dos noticiários, voltamos a nos fazer uma pergunta: quem tem diabetes pode tomar a vacina contra a febre amarela?

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), em suas Diretrizes 2015-2016, diz que “Não se considera o DM desaconselhável a nenhuma vacina, respeitando suas indicações de acordo com cada faixa etária”. Desta forma, a SBD, por tratar-se de uma vacina composta de vírus vivo atenuado, indica a vacinação contra a febre amarela a partir dos 9 meses, para pessoas que vivam em regiões onde a doença seja endêmica ou às que vão a locais pertencentes a áreas endêmicas. O documento ainda ressalta que a cada 10 anos deve ser dada uma dose de reforço, caso a pessoa permaneça ou se dirija a locais dentro das zonas de risco para a febre amarela.

diabetes e febre amarela 2Portanto, diabético pode tomar vacina contra febre amarela, mas se seu controle glicêmico não anda lá essas coisas, todo cuidado é pouco e deve-se conversar com o médico antes de tomar qualquer atitude. Só não se deve esperar até que a enfermidade o alcance, pois o médico infectologista Crispin Cerutti explica que “Em alguns já se espera que a doença evolua de forma grave, como quem tem deficiência na imunidade e tem a diabetes descompensada”, disse à Gazeta Online do Espírito Santo.

Pessoas acima de 60 anos também devem ter cuidado e consultar um médico para avaliar os riscos de complicações e as pessoas que se encontrem em alguma das situações abaixo não podem tomar a vacina :

  • Bebês com menos de 9 meses de idade;
  • Pessoas que estejam em tratamento com quimioterapia ou radioterapia;
  • Gestantes e mulheres que estejam amamentando;
  • Pessoas com alergia a algum componente da vacina;
  • Pessoas com alergia a ovos e derivados;
  • Quem estiver com doença febril aguda, com comprometimento do estado geral de saúde;
  • Pacientes com doenças que causam alterações no sistema imunulógico (nascidas com a pessoa ou adquiridas), assim como terapias imunossupressoras – quimioterapia e doses elevadas de corticosteroides, por exemplo; indivíduos portadores de Lúpus Eritematoso Sistêmico ou com outras doenças autoimunes;
  • Indivíduos que tenham apresentado doenças neurológicas de natureza desmielinizante (Síndrome de Guillan Barrè, ELA, entre outras) no período de seis semanas após a aplicação de dose anterior da vacina;
  • Pacientes transplantados de medula óssea;
  • Pacientes com histórico de doença do Timo;
  • Pacientes portadores de HIV;
  • Crianças menores de seis meses de idade;
  • Crianças menores de dois anos de idade que não tenham sido vacinadas contra febre amarela não devem receber as vacinas tríplice viral ou tetra viral junto com a vacina contra febre amarela. O intervalo entre as vacinas deve ser de 30 dias.

É sempre bom lembrar que mesmo que não esteja na lista acima, sempre vale a pena informar ao agente de saúde a pré-existência do diabetes e/ou de outras doenças crônicas ao chegar ao local de vacinação.

 

Para mais detelhes, vejam, nos links abaixo,  as matéria do Bom Dia São Paulo:

Liberação da vacinação em São Paulo: https://globoplay.globo.com/v/6404380/

Sobre para 3 o número de mortes por febre amarela na Grande São Paulo: https://globoplay.globo.com/v/6405498/

 

Para mais informações acessem algumas das referências usadas na elaboração deste post:

G1: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/secretaria-da-saude-vai-liberar-vacinacao-contra-a-febre-amarela-em-todo-estado.ghtml

G1: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/guarulhos-confirma-morte-de-morador-por-febre-amarela-3-caso-em-sp.ghtml

Secretaria Estadual de Saúde-SP: http://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/areas-de-vigilancia/doencas-de-transmissao-por-vetores-e-zoonoses/doc/famarela/fa18_0201boletim_epidemiologico.pdf

Diretrizes da SBD 2015/2016: http://www.diabetes.org.br/profissionais/images/docs/DIRETRIZES-SBD-2015-2016.pdf

Gazeta On-Line:  http://www.gazetaonline.com.br/_conteudo/2017/01/noticias/cidades/4017432-diabeticos-sao-mais-vulneraveis-a-febre-amarela.html

Conexão Saúde: http://www.saude.rj.gov.br/noticias/2017/01/febre-amarela-saiba-quem-deve-se-vacinar


diabetes e febre amarela 3


CHEGOUdiabetes e febre amarela

BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.


REVISTA ELETRÔNICA

25157900_1944150265906196_4152001826711819363_n

Leia no nosso nº 8! Clique aqui ou na imagem acima.


 

9 comentários

  1. Tenho um filho especial(paralisia cerebral) ele toma oxcarbamazepina 600mg lamotrigina 100mg e nitrazepan 5mg 1 compr de cada 3 x ao dia. A única coisa que ele não pode comer é manga. Ele pode tomar a vacina contra febre amarela?

    • Olá, Noemia.
      As contra-indicações que estão sendo divulgadas são as que estão no post. Demais questões valem uma consulta ao médico que conhece o caso de seu filho. Não deixe de falar com ele antes de vacinar. É sempre bom para prevenir contra quaisquer surpresas.
      Grande abraço.

    • Olá, Maria de Lourdes. Como você está com o diabetes descompensado, é melhor conversar com seu médico antes de tomar a vacina para ver se sua imunidade está ok ou se há algum outro fator que possa impedir de tomá-la.
      É melhor prevenir complicações ou surpresas.
      Converse com seu médico e mande notícias.
      Grande abraço.

    • Olá, Fabiana. As recomendações estão aí no post. Se vc não tiver nenhuma das contraindicações e tiver com a glicemia controlada, os médicos dizem não haver problema. Mas sempre vale consultá-los para ter certeza.
      Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *