imagem ANVISA AUTORIZA PRIMEIRA INSULINA BIOSSIMILAR DO PAÍS

Por Daniel Ramalho

PastedGraphic-1A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou o registro da primeira insulina biossimilar no mercado brasileiro, a Basaglar.

Recentemente a patente de alguns análogos de insulina expiraram e abriram portas para a produção de seus biossimilares, o que, em tese, deve baratear o custo dos produtos para o consumidor.

A Basaglar será produzida pela aliança Lilly e Boehringer, em canetas de aplicação e trata-se de uma insulina de longa duração, cuja biosimilaridade tem como referência a insulina glargina. Sua indicação é para crianças e adultos com diabetes tipo 1 e adultos com tipo 2.

Biossimilares não são genéricos

Remédios genéricos são cópias fiéis de outros medicamentos químicos encontrados nas farmácias, com estruturas mais simples e fáceis de serem reproduzidas.

Já os Biossimilares, como o próprio nome já diz, se assemelham aos medicamentos biológicos, com estruturas mais complexas e impossíveis de serem copiadas fielmente, mas cujo resultado é altamente próximo do biológico de referência no que diz respeito à segurança e eficácia.

Previsão de chegada ao mercado

Segundo a assessoria da aliança Lilly e Boehringer Ingelheim, ainda não há data definitiva para o lançamento da insulina glargina Basaglar no Brasil, mas, estima-se que, após cumpridos todos os trâmites e exigências legais, o novo produto chegue às farmácias entre setembro e outubro deste ano.

Nós do Blog DIABETES ESPORTE & NATUREZA, como sempre, esperamos que a Basaglar chegue a um preço acessível e que seja mais uma boa arma em nosso controle glicêmico.

Grande abraço,

DANIEL RAMALHO

DIABETES ESPORTE & NATUREZA

Fontes:

Portal da Anvisa

Revista Saúde

Biotec AHG

Bula Lantus

Mais informações:

https://www.lilly.com/

https://www.boehringer-ingelheim.com.br/


Assinatura Blog


Banner horizontal SEJA NOSSO PARCEIRO


IMG-20170514-WA0022

Clique e leia o nosso número 1


2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *