imagem FOLIA E DIABETES: DICAS E CUIDADOS

Por Daniel Ramalho

carnaval-2015-com-moldura

Hoje começa a folia! Muito juízo a todos! Todo cuidado é pouco, mas não deixem de se divertir, descansar e de se cuidar!!!!

20160208_190152E como não podia deixar de ser, sexta de carnaval também é sexta azul! Hahaha! Então vamos de informações para passar bem o nosso azulado dia e também o  resto da semana de carnaval!
Vamos evitar os excessos para que a festa não termine mais cedo e para que nossa folia transcorra em paz, seja na serra, na praia, na chuva, no sol, na fazenda ou numa casinha de sapê… Hahaha!!!

20160209_181757Sigam as recomendações abaixo, juntem aos cuidados que vocês já tomam e passem um carnaval no qual a única surpresa fique por conta da escolha da Escola de Samba vencedora da folia de 2017!

1. Tente não modificar o horário habitual de suas refeições, ou seja, tente manter sua rotina. Sim, é difícil e um deslize ou outro já é esperado, afinal estaremos mais relaxados, mas procurem se manter o mais próximo do controle ideal e jamais saltem refeições: a folia gasta muita energia e você precisará dela para evitar uma hipoglicemia.

07mar2011-412. Durante os bloquinhos e bailes tenha sempre à mão alguma fonte de carboidrato como sachês de açúcar, carboidrato em gel e, se possível, leve seu lanchinho em uma bolsa. Obviamente não queremos que o medo de uma hipo nos atrapalhe a festa, não é?

3. Não deixe de levar sua insulina e medicamentos, protegendo-os do calor excessivo. É feriado, festa, mas o diabetes não dá folga e é sempre bom nos cuidarmos para que tudo saia bem. Para evitar surpresas, faça uma lista para auxiliar na organização, confira as quantidades que está levando, principalmente se você está saindo de viagem!!!

4. Cair na folia exige tanto como qualquer atividade física, portanto, monitore a glicemia com seu glicosímetro antes, durante e depois de cada evento. Uma paradinha no bloco para furar o dedinho atrapalha infinitamente menos do que o risco de terminar o bloco na ambulância por uma hipo, não é? Então deixa de preguiça e entra no bloco dos fura-dedos! Rsrs!

SAMSUNGEsteja certo de suas condições de saúde e se houver necessidade, pare, corrija, compense, descanse e só volte quando estiver se sentindo totalmente recuperado. Se preciso, procure o posto médico do evento e não fique afoito para voltar a festejar. O carnaval dura vários dias e alguns minutos de cuidados podem garantir uma folia super animada e segura por bastante tempo.

5. Cuidado com seus pés! Nós que convivemos com o diabetes devemos cuidar muito bem deles. Então, usem calçados confortáveis, leves e fortes para aguentar tanta dança e possíveis pisões de outros foliões mais desastrados. Então já sabem: chinelinho não é uma boa opção.

6. Hidrate-se bastante! Com uma boa hidratação facilitamos o controle de nossa glicemia!

7. Use roupas leves e confortáveis.

12fev2010-cel-b8. Se for dirigir, principalmente pegando a estrada, não deixe de medir sua glicemia antes, durante e depois do trajeto. Hipoglicemia não tem hora e nem espera que estejamos fora de risco para atacar, portanto, por melhor que seja seu controle, não aja como se isso não pudesse acontecer com você. É apenas uma picadinha no dedo que pode salvar a sua vida, além da de seus “caronas” familiares ou amigos, a de outros motoristas ou pedestres.

9. Precisa dizer que SE BEBER NÃO DIRIJA? Acho que já sabem, não é? Rs.

Então é isso! Vamos curtir muito o carnaval, mas sem deixarmos de ter responsabilidade! No mais, as recomendações de praxe também devem ser seguidas: beber com moderação, respeitar os horários de descanso porque nosso corpo precisa muito se recompor entre uma folia e outra e deixem-se contagiar pela alegria de nossa cultura carnavalesca!

SAMSUNG

Tchau!!! Partiu blocooooo!!!

Um grande abraço,

DANIEL RAMALHO

DIABETES ESPORTE & NATUREZA

 

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *