imagem BEBIDAS DIET: EVITANDO EXCESSOS

Por Nutridocinha

Maria Fernanda Pacheco

beverage-16001_1920

Fala galeraaa!!!!

Vamos falar sobre os diets?

O diabetes vem crescendo junto com o sobrepeso e obesidade, junto com hipertensão arterial, junto com dislipidemias (problemas com colesterol, triglicerídeos etc), junto com outras doenças crônicas e cardiovasculares. E, com tudo isso, surgem mais estudos sobre as causas, tratamentos, alimentos e desenvolvem-se mais tecnologias para nos auxiliar.

Sabemos que a indústria alimentícia é uma grande potência comercial mundial há anos e tenho lido com frequência que “Refrigerantes são o novo tabaco”, “A cada 10 segundos, 126 mil pessoas tomam algum refrigerante a base de cola”, “Nove razões para você não beber refrigerantes diets”, “Além de substâncias que podem causar câncer, bebidas contêm alto teor de sódio, inimigo número um da pressão arterial e de outras doenças”.

pink-lemonade-795029_1920
Sucos naturais são sempre uma boa pedida, mas sem exageros.

O consumo de refrigerantes atinge 98% dos lares brasileiros, onde dados apontam o consumo de 4 unidades de 2 litros por mês. As bebidas a base de cola são responsáveis por 45% das vendas e os diets representam pelo menos 5% deste volume de vendas (Ibope, 2016).

 

A grande pegadinha que se apresenta aí é que nem todo alimento diet é sem açúcar!!! As vezes é “zero adição” de outro nutriente, como sódio ou gordura.Leiam os rótulos, olhem os ingredientes… Conheçam o produto que estão levando pra casa.

É cada dia mais comum encontrarmos em restaurantes, lanchonetes e supermercados as pessoas com garrafas de refrigerante zero.

Mas qual o problema?

O problema é que estas bebidas não tem adição de açúcar, mas contém muito mais sódio do que a versão original. E como fica quem tem diabetes e hipertensão? Mal das pernas.

Outro problema, estudos do American Journal of Clinical Nutrition (1980, 1990, 2000) indicam que o consumo de 1 lata de refrigerante diet por dia:

– Aumenta a chance de desenvolver problemas renais;

– Pode causar aumento da circunferência abdominal (o que pode piorar o controle do diabetes, por aumentar a resistência a insulina);

– Pode causar também a temida Síndrome Metabólica;

– Pode causar alergias (pelos corantes da composição);

– É altamente viciante.

tee-1740871_1920Então é melhor tomar o normal do que o diet? Não, não é melhor. É menos pior!!!!

O melhor mesmo é suco natural, água, chá geladinho, água de coco… E um copinho de refrigerante de vez enquanto não mata ninguém.

Repito: devemos evitar os excessos, seja ele de refrigerante, de suco, de café, de leite ou do que for. mas saibam: o refrigerante não ajuda a emagrecer, muito menos nos ajuda a cuidar da saúde.

Um Beijo Doce e boas escolhas para nós!!!!

Foto Maria Fernanda Pacheco 2

LOGO-NUTRIDOCINHA-PRINCIPAL-SEMFUNDO-EMAIL

Fontes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *