Por Nutridocinha
Maria Fernanda Pacheco
Fala galeraaa!!!!
Vamos falar sobre os diets?
O diabetes vem crescendo junto com o sobrepeso e obesidade, junto com hipertensão arterial, junto com dislipidemias (problemas com colesterol, triglicerídeos etc), junto com outras doenças crônicas e cardiovasculares. E, com tudo isso, surgem mais estudos sobre as causas, tratamentos, alimentos e desenvolvem-se mais tecnologias para nos auxiliar.
Sabemos que a indústria alimentícia é uma grande potência comercial mundial há anos e tenho lido com frequência que “Refrigerantes são o novo tabaco”, “A cada 10 segundos, 126 mil pessoas tomam algum refrigerante a base de cola”, “Nove razões para você não beber refrigerantes diets”, “Além de substâncias que podem causar câncer, bebidas contêm alto teor de sódio, inimigo número um da pressão arterial e de outras doenças”.
O consumo de refrigerantes atinge 98% dos lares brasileiros, onde dados apontam o consumo de 4 unidades de 2 litros por mês. As bebidas a base de cola são responsáveis por 45% das vendas e os diets representam pelo menos 5% deste volume de vendas (Ibope, 2016).
A grande pegadinha que se apresenta aí é que nem todo alimento diet é sem açúcar!!! As vezes é “zero adição” de outro nutriente, como sódio ou gordura.Leiam os rótulos, olhem os ingredientes… Conheçam o produto que estão levando pra casa.
É cada dia mais comum encontrarmos em restaurantes, lanchonetes e supermercados as pessoas com garrafas de refrigerante zero.
Mas qual o problema?
O problema é que estas bebidas não tem adição de açúcar, mas contém muito mais sódio do que a versão original. E como fica quem tem diabetes e hipertensão? Mal das pernas.
Outro problema, estudos do American Journal of Clinical Nutrition (1980, 1990, 2000) indicam que o consumo de 1 lata de refrigerante diet por dia:
– Aumenta a chance de desenvolver problemas renais;
– Pode causar aumento da circunferência abdominal (o que pode piorar o controle do diabetes, por aumentar a resistência a insulina);
– Pode causar também a temida Síndrome Metabólica;
– Pode causar alergias (pelos corantes da composição);
– É altamente viciante.
Então é melhor tomar o normal do que o diet? Não, não é melhor. É menos pior!!!!
O melhor mesmo é suco natural, água, chá geladinho, água de coco… E um copinho de refrigerante de vez enquanto não mata ninguém.
Repito: devemos evitar os excessos, seja ele de refrigerante, de suco, de café, de leite ou do que for. mas saibam: o refrigerante não ajuda a emagrecer, muito menos nos ajuda a cuidar da saúde.
Um Beijo Doce e boas escolhas para nós!!!!