imagem Carnaval, Diabetes e Nutrição

Por Maria Fernanda Pacheco

Carnaval pixabay
Imagem: Pixabay

O número de portadores de diabetes aumenta a cada dia. Você já imaginou que muitos estão por aí nas festas, pulando, sambando, se divertindo, como você? Já parou pra pensar que ao seu lado pode ter mais gente doce do que você imagina?

Alguns tem tatuagens, outros tem camisetas, cartão de identificação, pulseiras, identificando ser diabético. Tudo isso é muito importante, principalmente nesta época carnavalesca, com tantos blocos, calor e agito. Ninguém está livre de ter um mal estar súbito, precisar de ajuda e, se você tem diabetes, é fundamental ter alguma identificação, algo que informe as pessoas sobre essa condição de saúde. A simples sinalização de sua disfunção pode ajudar até mesmo a equipe médica, tornando o socorro mais efetivo.

Carnaval para alguns é descanso, para outros é festa. Independente de qual grupo você faça parte, não abandone seus cuidados, mantenha os olhos atentos às glicemias.

E algumas dicas com relação a alimentação podem ajudar:

– Consumam bastante água. É fundamental manter-se bem hidratado;

– Tenham sempre com você uma fonte de glicose rápida como: saches de glicose, de mel, ou gel  de glicose. São fáceis de carregar no bolso, na carteira, no sutien/top/body, na mochila etc;

– Consumam frutas frescas e sucos naturais, ao invés de refrigerantes e sucos artificiais;

– Vocês já sabem, mas não custa repetir: se puderem, evitem bebidas alcoólicas. O descontrole que elas causam é imenso, não é nada compensador. Além da bagunça na glicemia, elas desidratam os órgãos e isso pode acelerar o surgimento das complicações. Se for beber, intercale com água e consuma pouca quantidade;

– Carnaval é para curtir, mas não se esqueçam da responsabilidade: mantenham os horários de medicamentos e de refeições.

– Se forem viajar para locais mais reservados (“meio do mato”, “programas de índio”) e que vocês não conhecem, é interessante levar comida. Além do fato de não saber quais alimentos estarão disponíveis, pode-se ficar preso em trânsito, ter hipoglicemias e atrapalhar seu passeio. É bom evitar a fadiga. ;)

OBS: Se forem seguir a sugestão acima, e levar sua comida pra passar o carnaval com você, não esqueça que alguns alimentos estragam mais facilmente com o calor e devem ser mantidos em bolsas térmicas, com gelo. Prepare os alimentos com máxima higiene para que eles não causem intoxicação alimentar.

Falando em intoxicação alimentar, que é bem comum no verão e mais ainda no carnaval, cuidado com suas escolhas! Observem como os lanches são preparados, procurem um lugar de confiança, com boa higiene no preparo. E lavem as mãos.

Usem roupas leves, calçados confortáveis, e divirtam-se!!!!

Aproveite o que há de melhor nesta época para começar bem o ano, mantendo ou melhorando sua saúde em primeiro lugar!!!!

 

E se vc é fã de Mojito, existe vida para ele além do álcool! Abaixo, uma fácil receita que pode te ajudar a manter-se longe das tentações etílicas:

– 8 folhas de hortelã

– ½ limão

– Bastante Gelo

– Água com gás

– Adoçante a gosto

Curtam o Carnaval sem esquecer a responsabilidade e os cuidados com a saúde.

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Foto Maria Fernanda Pacheco
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MARIA FERNANDA PACHECO – Nutricionista clínica CRN 10 4064, Educadora em diabetes (SBD, ADJ, IDF), convive com diabetes tipo 1 desde 06/1993. Amante de esportes, dança, capoeira, yoga e atualmente a corrida tem sido a grande paixão. Tem o diabetes como grande inspiração para tudo na sua vida.

 


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Jornalista responsável: Daniel Ramalho

Contato: diabetesesporteenatureza@gmail.com

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