imagem A SUA INSULINA E O SEU TREINO

Coluna Diabetes ProAtividade

Seu treino e sua insulina

Por Prof. Rodrigo Barboza

Se eu treinar, preciso tomar insulina?

Essa é uma pergunta muito comum, quando uma pessoa com diabetes começa a notar os efeitos benéficos dos exercícios no tratamento do diabetes. A maioria dos exercícios físicos são conhecidos por baixarem a glicemia, como efeito final da atividade. A contração muscular ativa enzimas, como o glut-4, que facilitam a entrada da glicose na célula sem necessidade de insulina e isso é uma verdade fisiologicamente comprovada. Mas será que é correto deixar de tomar a insulina antes do exercício físico?

shutterstock_104385458É importante salientar que somente o seu médico pode alterar as dosagens de insulina em seu tratamento, principalmente a basal. Porém, no caso da usada para bolus, a de correção, tomá-la ou não, vai depender de fatores como a quantidade de ingestão de carboidratos antes do treino, o valor glicêmico pré-exercício e se aquela atividade, de fato, tem um efeito hipoglicemiante.

Hiperglicemia

people-2604149_960_720Treinar com hiperglicemia, na expectativa de que o exercício cumpra toda a função da insulina de correção, pode ser um equívoco. Há exercícios que, de fato, baixam significativamente a glicemia, mas permanecer muito tempo hiperglicêmico e com valores realmente altos – maiores que 250mg/dl segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes – pode fazer com que o corpo produza cetonas, para que tenhamos a energia necessária ao treino. Se isso ocorre, provoca-se a cetoacidose no sangue, prejudicando os vasos sanguíneos a longo prazo.

Mantenha-se no Controle

the-level-of-sugar-in-the-blood-3310318_960_720 (1)Por isso, verifique, corrija se preciso, alimente-se antes e treine bem. A insulina é um hormônio fundamental para o bom funcionamento do organismo e para resultados positivos decorrentes do treino. Talvez seja preciso diminuir sua quantidade antes das atividades físicas (razão insulina/carboidratos), pois após o exercício nossas células estão mais sensíveis à ação da insulina. Por esta razão é muito importante que se faça um acompanhamento com seu médico. É fundamental para que ele possa lhe orientar no tocante à dosagem adequada de insulina neste momento. Fale também com um professor de Educação Física para obter informações sobre os tipos de exercícios realizados e seus impactos na glicemia.

*Esta publicação contou com a contribuição do jornalista e DM1 Daniel Ramalho.

Obrigado e bom treino,

Rodrigo Barboza

Prof. de Educação Física

Instagram: @diabetes_exerciciofisico

Facebook: Diabetes e Exercício Físico

Quer ver mais posts da coluna Diabetes ProAtividade? Clique aqui.


Assinatura Coluna Rodrigo Barboza


CONHEÇA OSendo feliz com diabetes

Potencialização da Qualidade de Vida, Desenvolvimento Pessoal e Resiliência no Convívio com o Diabetes.

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *