Na última semana de janeiro, no dia 27, acabamos com um mistério que rondava o doce mundo eletrônico: Os blogs Diabetes Esporte & Natureza, Psicóloga Diabética e o Diabetes e Exercício Físico deram início ao projeto TRILHA DA INSULINA.
A chegada de um domingo de calor e céu azul no verão do Rio de Janeiro, inspirou o momento do teste final do projeto, transformando-o em uma agradável realidade. O cenário não poderia ser melhor: uma grande área verde e com temperatura amena, no meio da capital fluminense, o Parque Nacional da Tijuca, ou como o carioca prefere simplificar, a Floresta da Tijuca.
Como primeira trilha, escolhemos com muito carinho, uma que já faz parte de minha vida há, pelo menos, 22 anos. Digo, a trilha, pois a floresta eu já frequento desde meu primeiro ano de vida. 🙂 🙂 🙂
O Caminho das Almas foi a coroação de uma ótima caminhada, mas começamos bem antes, ainda do lado de fora do parque, na Praça Afonso Vizeu, Alto da Boa Vista, também local de muitas passagens importantes em minha vida. Em outras palavras, não escolhemos apenas uma trilha, mas um passeio repleto de emoções passadas, presentes e, por que não dizer, futuras.
12 pessoas, 7 com diabetes, além de outros amigos que, de alguma forma, convivem com pessoas com diabetes, formaram um grupo super animado para encarar os 7 km de subidas, descidas, terra, asfalto, água e verde, muito verde. Mas o caminho, apesar de maravilhoso e com o requinte de beleza da Cascatinha Taunay, foi apenas o pano de fundo para o que houve de melhor no 1º TRILHA DA INSULINA: o astral, energia, bom humor e aprendizados ao longo dessas 3 horas e meia de duração.
Nosso principal objetivo é mostrar o quanto as atividades físicas podem melhorar a vida de quem tem diabetes e ajudar no controle glicêmico. Logo a primeira subida, vários já começaram a perceber a glicemia baixando e, a cada parada programada, cada um monitorava e corrigia se necessário.
Algumas hipos, muito papo, brincadeiras e caminhada depois, passando pelo Caminho do Mesquita e o Caminho das Almas, chegamos à Cachoeira das Almas, onde alguns trilheiros puderam se refrescar, medir novamente a glicemia e bater um papo.
Na volta, parada programada perto do Centro de Visitantes, para uma atividade de interação e avaliação da experiência. Emocionante.
Enfim, voltamos à praça onde iniciamos nossa empreitada com a sensação de dever cumprido, gratidão pelo apoio e a oportunidade de viver momentos como esse e com pessoas queridas.
Realizamos sorteios de camisetas TRILHA DA INSULINA e 1 sensor do Freestyle Libre. Agradecemos imensamente a Dayse Espínola, da Abbott pelo apoio.
Mas se engana quem pensa que ficaríamos em apenas um evento: o TRILHA DA INSULINA muito em breve terá novidades. E pode chegar antes do que vocês imaginam! Fiquem ligados.
Por enquanto, fiquem com nossas imagens e animem-se para o 2º TRILHA DA INSULINA.
Grande abraço,
Daniel Ramalho
Diabetes Esporte & Natureza
Daniel Ramalho – Raquel Pilotto – Rodrigo Barbosa
Contato: trilhadainsulina@gmail.com