imagem DMD 2018: SÓ FICA PARADO QUEM QUER

Coluna Diabetes ProAtividade

Sergipe Karina
Aracaju-SE / Foto: Karina

Por Prof. Rodrigo Barboza

DMD2018

O Dia 14 de Novembro é o Dia Mundial do Diabetes. Com a chegada dele, várias atividades já foram realizadas e diversas outras estão por vir em vários estados do país. Durante o mês inteiro (novembro azul – devido às campanhas de prevenção e combate ao diabetes e ao câncer de próstata) são organizados vários eventos e campanhas que visam promover informação, prevenção e cuidados junto à população. São medições de glicemia, núcleos oftalmológicos, prevenção ao pé diabético, assistência nutricional e muita atividade física.

Sempre em Movimento

Em Fortaleza, Ceará, houve o “Diabetes em Movimento” no dia 04/11, que contou com treino funcional e muita zumba para animar o pessoal. Na Bahia, na cidade de Itabuna, nos dias 31/10 e 10/11 aconteceu o “Aulão Azul Fitness” que contou com aula de ginástica, zumba e muita animação. Mais de 200 pessoas participaram da atividade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No dia 11/11 no Distrito Federal, Eixo Sul, aconteceu a pedalada Novembro Azul, que contou com a presença da Dra. Hermelinda Pedrosa, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes-SBD.

Já no Sudeste do país, no Rio de janeiro, praia de Copacabana, aconteceu no dia 11/11 um aulão feito pela Academia Carioca, onde foram realizados circuitos funcionais para adultos e crianças, ginástica e aulão de dança.

Conscientização em Pauta

Outros eventos também foram organizados, mesmo sem ter as atividades físicas no foco, como o PicNic Doce Encontro em Aracaju – Sergipe; a I Feira da Saúde: Família e Diabetes na cidade de Tanguá-RJ; o I Fórum Educacional sobre Diabetes Mellittus em Maricá, também estado do Rio de Janeiro. Em todos esses eventos, ouve momentos de reflexão e inspiração, para promover informação entre os participantes e mostrar que viver com diabetes e ter qualidade de vida é possível, sim.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ter diabetes é viver com mais responsabilidade. Isso pode nos tornar pessoas melhores e mais fortes, com filosofias de vida mais fraternas e positivas. Vale lembrar que todo dia é dia de cuidar do diabetes, todo dia é dia de ser feliz e todo dia é dia de se comemorar por estar vivo.

Corra Atrás

Se você pensa que tudo acaba com todas as outras atividades realizadas em todo o país no dia 14, está enganado. Segue abaixo uma pequena relação de eventos que ainda acontecerão por aí:

– No dia 17/11 acontecerá em Curitiba o “Correndo pelo Diabetes” promovido pelos atletas Bruno Helman e Emerson Bisan.

– Também no dia 17/11, o Instituto Doce Desafio, no Distrito Federal, realiza o Encontro Dia Mundial do Diabetes no Centro Olímpico da UNB das 8h às 12h. O Evento contará com palestras de Daniel Ramalho (Blog Diabetes Esporte & Natureza), Tulio Lins (Presidente do Instituto Doce Desafio) e Rafael Dantas (Professor de Ed. Física e Diretor do Instituto Doce Desafio). Também serão realizados sorteios de brindes, rodas de conversa, massagem e muito mais para adultos, crianças e adolescentes. As inscrições ainda estão abertas.

fb_img_15422397692181246014612510789204.jpg

– No dia 24/11 em Aracaju – Sergipe acontecerá a 8ª caminhada do Dia Mundial do Diabetes.

– No dia 25/11 acontecerá a pedala azul em Itabuna – Bahia. Mesmo local que aconteceu o “aulão azul Fitness” citado no texto.

Consulte as organizações e associações de diabetes da sua região e aproveite o Novembro Azul para promover uma mudança positiva em seu estilo de vida através das atividades físicas.

Acesse o link abaixo e veja mais informações sobre os eventos acima e outros que ainda estão por vir em todo o Brasil:

https://www.endocrino.org.br/novembro-diabetes-azul-acoes-das-regionais-dia-mundial-do-diabetes/

Bons eventos e até a próxima!

Rodrigo Barboza

Prof. de Educação Física

Instagram: @diabetes_exerciciofisico

Facebook: Diabetes e Exercício Físico

Quer ver mais posts da coluna Diabetes ProAtividade? Clique aqui.


Assinatura Coluna Rodrigo Barboza


CONHEÇA OSendo feliz com diabetes

POTENCIALIZAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *