imagem A NOVA BOMBA DE INSULINA SEM CATETER

Coluna Diabetes Esporte & Tecnologia

Accuchek Solo

Por Dr. Rodrigo Siqueira

A bomba de insulina que dispensa o uso de cateter, Accu-Chek Solo, e o seu dispositivo portátil receberam aprovação de segurança para serem lançados na Europa.  A novidade da Roche Diagnóstica é uma bomba de insulina usada como um adesivo, diretamente no corpo. Controlada a partir de um dispositivo portátil sem fio, permite uma forma de administração de insulina mais discreta.

Solo: Semi-Descartável

SoloAccuChek-BaseComo não tem tela, esta nova bomba é controlada a partir de um dispositivo portátil sem fio, via bluetooth, com tela sensível ao toque. O aparelho também inclui uma calculadora de bolus e o medidor de glicose Accu-Chek Aviva integrado. A Solo é “semi-descartável”, significando que o adesivo no corpo inclui um componente reutilizável, que dura quatro meses, e um componente descartável que é substituído a cada dois ou três dias. O descartável inclui o adesivo, reservatório de 200 unidades e cânula de infusão.

 A vantagem da Solo é que os usuários podem fazer bolus a partir do dispositivo portátil ou usar botões de correção da própria bomba. Essas possibilidades podem ser convenientes quando o controle da bomba estiver fora do alcance.  Existe também a possibilidade de incluir um aplicativo de smartphone para carregar dados, monitorar remotamente ou controlar a bomba.

Teste com CGM

Accuchek Solo originalPor enquanto, a Solo não se integra ao CGM (monitor contínuo de glicemia). Os futuros planos automatizados de fornecimento de insulina ainda não foram divulgados. No entanto, uma combinação com o Senseonics Eversense CGM – parceiro da Roche – parece possível nas gerações futuras. Uma avaliação começará a testar pacientes na Europa com o CGM de 180 dias da Senseonics, o algoritmo TypeZero e a bomba insight da Roche no final deste ano.

Enfim, por enquanto, a Solo está disponível apenas na Áustria, Polônia, Suíça e Reino Unido, mas já é esperada em outros países europeus para 2019. Portanto, vamos aguardar a chegada de mais essa novidade tecnológica no tratamento do diabetes ao Brasil, mas ainda não há previsão oficial.

Até mais!

Dr. Rodrigo Siqueira

Médico Endocrinologista – CRM 5274801-3

https://www.facebook.com/drrodrigosiqueira/

Assinatura Coluna fechada


CONHEÇA O

Sendo feliz com diabetes

BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.


 

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *