imagem RESISTÊNCIA A INSULINA E EXERCÍCIOS

Coluna Diabetes ProAtividade

runners-752493_960_720
Imagens: Pixabay

por prof. Rodrigo Barboza

Muitas pessoas com diabetes usam uma quantidade enorme de insulina ou uma quantidade a mais de hipoglicemiantes orais para tentar manter a glicemia na faixa. Normalmente, essas mesmas pessoas não adotam um estilo de vida muito saudável, salvo aqueles que, por um agravante, desenvolveram resistência a insulina.

Gordura e Resistência a Insulina

insulin-2298482_960_720 (1)Essa condição, normalmente está associada ao excesso de tecido adiposo, ou seja, a gordura. Um consumo exagerado de gordura, promove a liberação de ácidos graxos livres, que ativam proteínas inflamatórias e alteram a sinalização da insulina no corpo. Desta forma, há a diminuição da entrada de glicose nas células, desenvolvendo-se a resistência.

Atividades Físicas e Seus Benefícios

O exercício físico promove através de outras vias – como o glut-4, por exemplo – a entrada de glicose nas células, através da proteína AMPK, ativada através do exercício, diminuindo a inflamação provocada pela gordura e facilitando a entrada da glicose nas células. Além disso, com a prática de atividades físicas, acontece o ganho de massa magra, sendo formadas novas reservas de glicogênio e acelerando o metabolismo.

blur-1281675_960_720 (1)Enfim, o exercício é tão benéfico na prática, que muitas pessoas com diabetes diminuem a quantidade de insulina aplicada pós exercício. Deve-se isso ao aumento da sensibilidade do corpo a ela. Muitos DM2 diminuem a quantidade de comprimidos por dia ou até mesmo se livram das aplicações de insulina.

Mudança para Melhor

Portanto, dê uma chance aos exercícios, não precisa ser nada de longa duração ou contra seu gosto. Procure uma atividade agradável para você ou adote um estilo de vida mais saudável. Acredite: esse é o melhor tratamento. E não é só para o diabetes, mas para todas as pessoas que querem ter uma vida mais plena e feliz.

Bons treinos e até a próxima,

Rodrigo Barboza

Prof. de Educação Física

Instagram: @diabetes_exerciciofisico

Facebook: Diabetes e Exercício Físico

Quer ver mais posts da coluna Diabetes ProAtividade? Clique aqui.


Assinatura Coluna Rodrigo Barboza


CONHEÇA OSendo feliz com diabetes

POTENCIALIZAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *