imagem O EXERCÍCIO NA ACEITAÇÃO DO DIABETES

Coluna Diabetes ProAtividade

runner-728219_960_720
Pixabay

Por Prof. Rodrigo Barboza

Independente de o diagnóstico ser do tipo 1, tipo 2, gestacional ou outros tipos de diabetes, ele sempre vai cair como uma bomba. É um momento de repensar e refletir sobre nossas escolhas e o que devemos fazer, a partir de então, para ter qualidade de vida e liberdade em nossas escolhas, sem sofrermos consequências ou fazer sofrer a quem amamos.

O Início

A fase da negação e a da culpa são as primeiras a aparecer no recebimento do diagnóstico do diabetes. Acompanha uma rotina não muito agradável de medicações e monitoração glicêmica. Mas você sabia que o exercício pode facilitar essa aceitação e até se tornar o “pass” para ter prazer no auto cuidado e uma mudança para ter hábitos saudáveis mais prazerosos? Pode até representar a descoberta de um hobby que nunca se havia percebido ser a “sua praia” antes.

cyclist-3202481_960_720
Pixabay

Esse primeiro momento vem normalmente acompanhado de glicemias ruins, quando mesmo nos cuidando, a glicemia não colabora com nossos esforços, nos deixando irados e desmotivados em aderir ao tratamento. Eu mesmo, nesse tipo de situação, começava a correr, pedalar, pular corda, fazer algo para escutar a minha mente. Consequentemente, isso ajudava a me desestressar e a controlar a glicemia.

cycling-828646_960_720
Pixabay

Por isso a prática de exercícios é tão incentivada para controlar a glicemia, seja diabético ou não. é uma das chaves para se evitar uma série de consequências que o sedentarismo trás. Existem vários exemplos de pessoas com diabetes que começaram a praticar exercícios físicos e estes se tornaram seus hobbys ou até mesmo uma referência no esporte, a partir do intuito de apenas controlar a glicemia.

Benefícios do Exercício Físico

person-1245959_960_720
Pixabay

A prática do exercício físico libera hormônios bons como a endorfina e a serotonina. Estes provocam calma, bem estar, melhora nosso humor, nos motivam e dão disposição. E os exercícios conseguem reduzir ou até mesmo eliminar dores. Reforçam nosso sistema imunológico, retardam processos de envelhecimento, equilibram a pressão sanguínea. Além disso, reduzem os níveis de adrenalina, eliminam os estados de ansiedade, modulam nosso estímulo sexual, do sono e do prazer, entre tantas outras coisas.

Portanto, dê a si mesmo uma chance, mesmo que não goste de praticar “a princípio” nada. Não se envergonhe, lute e torne-se um exemplo de perseverança.

Bons treinos e até a próxima,

Rodrigo Barboza

Prof. de Educação Física

Instagram: @diabetes_exerciciofisico

Facebook: Diabetes e Exercício Físico

Quer ver mais posts da coluna Diabetes ProAtividade? Clique aqui.


Assinatura Coluna Rodrigo Barboza


CONHEÇA O

Sendo feliz com diabetes

POTENCIALIZAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *