imagem MUDANÇA DE HÁBITOS

Coluna Nutri & Diabetes

healthy-1607692_960_720

Por Deise Santiago

Cuidar da alimentação não é somente fazer escolhas saudáveis, alguns maus costumes que podem arruinar todo o seu controle glicêmico. Pensando nisso, fiz uma listinha para te ajudar a identificar equívocos e mudar alguns desses hábitos prejudiciais ao seu organismo e ao controle do diabetes.

1- Valorize o café da manhã

womens-2436976_960_720Não subestime o desjejum. Considere o café da manhã como uma grande refeição. Além de consumir carboidratos e gorduras, insira também as proteínas no cardápio, afinal essa é uma das refeições mais importantes do dia e deve conter todos os nutrientes necessários para o nosso organismo funcionar. Depois de passar horas sem se alimentar, devemos dar mais atenção a essa grande refeição, que nos dará energia para o resto do dia.

2- Coma a cada três horas

clock-407101_960_720Comer “quando pode” não é um bom hábito alimentar. Devemos realizar pelo menos 5 refeições com horários regulares. É muito importante respeitar os horários e o tempo que dedicamos à refeição. Se não se alimenta de três em três horas, no final, vai acabar comendo muito mais do que precisa e não se dará conta. São muito comuns as crises de hipoglicemia pela falta de alimentos no nosso corpo. Além disso, com a contagem de carboidratos, precisamos aplicar menos insulina quando comemos em porções menores ao longo do dia.

3- Hidrate-se

aqua-3445987_960_720A correria do dia-a-dia e o esquecimento não podem ser desculpas para não beber água suficiente. Manter-se bem hidratado melhora a saúde e além disso, ajuda a controlar o apetite. A água faz a desintoxicação do nosso organismo e mantém tudo funcionando direitinho.

4- Aprecie sua refeição

food-973852_960_720Comer de pé ou realizar outras atividades enquanto estamos nos alimentando são costumes que devem ser combatidos. Lembre-se que quando estamos comendo, estamos comendo. Não devemos trabalhar ou ficar assistindo televisão. Quando você se concentra no que está comendo, saboreia o alimento, come bem e acaba comendo menos, porque fica saciado mais rapidamente. Desta forma, a glicemia fica mais equilibrada e precisamos de menos insulina para conseguir um bom controle.

5- Faça refeições leves à noite

apples-634572_960_720Comer muito à noite dificulta a digestão e é um excesso de calorias justo quando menos  se precisa. Faça uma refeição mais leve. Também é importante, não esquecer o lanche da tarde, para não chegar no jantar “morrendo de fome”. Não comer muito não significa ficar sem comer, apenas não exagerar na quantidade para que não tenha problemas com a glicemia descompensada prejudicando seu sono.

Seguindo essas dicas e mudando os hábitos nocivos à digestão, o controle da glicemia ficará menos complicado. Podem acreditar.

Qualquer dúvida, entrem em contato.

Até a próxima,

Deise Santiago – CRN – 340982

Nutricionista e Educadora em Diabetes

https://www.facebook.com/nutrideisesantiago/


nutricionista


CONHEÇA O

nutricionista

BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.


REVISTA ELETRÔNICA

35345790_2046535139001041_2604629770733879296_n

Leia a Edição 14 da Revista EmDiabetes!

Clique aqui ou na imagem acima.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *