imagem DIABETES E SUPLEMENTAÇÃO

Coluna DIABETES PROATIVIDADE

capsule-1079838_960_720

por Prof. Rodrigo Barboza

Muitos praticantes de exercícios físicos procuram usar algum tipo de suplementação em seus treinos, seja para ajudar no desempenho, no ganho de massa muscular, emagrecimento ou reposição hormonal.

Porém, muitos não levam ao pé da letra o que a palavra suplementação quer dizer e acabam os utilizando de forma indisciplinada, sem antes procurar a opinião de um nutricionista e um médico para avaliar se é necessário ou não o uso desses complementos, principalmente por nós, que temos diabetes, para evitar a sobrecarga renal devido ao excesso de substâncias.

Suplementos Pré-Treino

Normalmente os suplementos pré-treino são baseados em produtos que contém carboidratos e proteínas, e em alguns cafeína e taurina, para dar aquela disposição no treino.

No caso dos que contém carboidratos como a maltose ou maltodextrina, esses irão elevar a glicemia, então pode ser mais interessante um lanche feito em casa, contendo o mesmo teor de carboidratos de uma maneira mais saudável e equilibrada.

Em relação à cafeína e à taurina, nenhuma delas interfere diretamente na glicemia, porém pessoas com problemas de pressão ou com dificuldade de dormir precisam avaliar o uso desses suplementos.

Após o Treino

Já os pós-treino costumam ser à base de proteínas, ideal para a síntese proteica e recuperação muscular pós-exercício. Só que mesmo que não venha a alterar a glicemia, conforme as concentrações normais em suplementos, é bom verificar se a quantidade de proteína nas suas refeições diárias já são o suficiente para isso, de modo que se pode descartar o uso do suplemento e ainda prevenir que o excesso de proteína force seus rins a trabalhar demais na excreção dessas proteínas que não serão aproveitadas pelo organismo.  Observe também a quantidade de carboidrato no rótulo do pós-treino.

treadmill-1201014_960_720

Outras Questões

Já em relação à suplementação ou reposição hormonal, devem ser seguidos exatamente conforme a orientação do endocrinologista. Com certeza podem ajudar no ganho de massa magra, fortalecimento dos ossos e melhora no controle glicêmico. Seja uma mulher na menopausa, um homem com déficit de testosterona ou uma simples suplementação de vitamina D, a suplementação bem orientada pode trazer bons resultados.

Enfim, de modo geral, pessoas com diabetes podem usar suplementos a seu favor, desde que orientados pelos profissionais competentes, para que sejam enquadrados na sua alimentação, sempre observando que todos os nutrientes contidos neles irão ajudar no seus  objetivos. Por isso, fique atento e não vá só na onda do coleguinha.

Bons treinos!

Até a próxima,

Rodrigo Barboza

Prof. de Educação Física

Instagram: @diabetes_exerciciofisico

Facebook: Diabetes e Exercício Físico

 


Assinatura Coluna Rodrigo Barboza


CONHEÇA O

Sendo feliz com diabetes

BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.


REVISTA ELETRÔNICA

revista-em-diabetes-13

Leia a nossa Edição de Aniversário, o nosso nº 13 da Revista EmDiabetes!

Clique aqui ou na imagem acima.


 

Um comentário

  1. Bacana o ponto de vista e informações de muito bom conhecimento nesse assunto mesmo. Procuro sempre sites que possam me ajudar com boas matérias e aqui me encontrei muito satisfeita. Gratidão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *