imagem A INSULINA E AS ATIVIDADES FÍSICAS

Coluna Diabetes Proatividade

Insulina e Ativ fis

Por Prof. Rodrigo Barboza

A insulina é um dos hormônios mais importantes do nosso corpo, quando se trata do metabolismo energético e do crescimento muscular. Como muitos pensam, erroneamente, o papel da insulina não se restringe apenas a levar o carboidrato (glicose) para dentro da célula. Ela também é responsável pelo transporte das proteínas e pela síntese proteica no músculo, recuperando-o e estimulando o ganho de massa magra.

Além disso, é responsável pela formação do glicogênio, através da glicose, fundamental para termos energia e não depredarmos nossa musculatura (catabolizar) nos exercícios, independente de ser musculação ou não.

Aproveitando os Nutrientes

20170826_155758Para aqueles que querem manter ou ganhar massa magra, existe uma “abertura” aumentada de absorção de nutrientes de até 90 minutos após o treino. Nesse momento é importante que se faça o consumo de proteínas e carboidratos para essa síntese proteica. Mas lembre-se que no caso, dependendo da quantidade de carboidrato ingerida, quem toma insulina, deverá fazê-lo.  Nesse momento, a insulina tende a estar mais receptível e o nosso corpo menos resistente, facilitando a absorção desses nutrientes pós treino.

Como deu para ver, tomar insulina é fundamental para que todo esse processo aconteça de maneira mais fisiológica possível. Por isso, a importância de uma boa alimentação e manutenção do bom controle glicêmico no dia-a-dia para termos os resultados esperados no nosso treinamento.

Bons treinos!

Até a próxima,

Rodrigo Barboza

Prof. de Educação Física

Instagram: @diabetes_exerciciofisico

Facebook: Diabetes e Exercício Físico

Você já acessou o novo post da coluna Nutri & Diabetes com a Nutricionista Deise Santiago? Não? Então não deixe de acessar clicando aqui. Dessa vez ela aborda a alimentação das pessoas que convivem com o diabetes tipo 2. Não deixe de se informar.


Assinatura Coluna Rodrigo Barboza


CONHEÇA O

Sendo feliz com diabetes

BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.


REVISTA ELETRÔNICA

revista-em-diabetes-13

Leia a nossa Edição de Aniversário, o nosso nº 13 da Revista EmDiabetes!

Clique aqui ou na imagem acima.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *