imagem ALIMENTAÇÃO E PREVENÇÃO DO DIABETES TIPO 2

COLUNA NUTRI & DIABETES

restaurant-1284351_960_720
Imagem: Pixabay

POR DEISE SANTIAGO

Atitudes Simples e Resultados Positivos

Mais de 14 milhões de brasileiros têm diabetes e metade deles nem sabe, segundo dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF). É uma epidemia que vem atingindo não somente os idosos, mas também crianças, adolescentes e adultos jovens, por falta de prevenção. E prevenir o diabetes tipo 2 e outras doenças é muito mais simples do que pode parecer.

É importante perceber que alguns fatores nos levam a termos uma maior propensão ao desenvolvimento de enfermidades como o DM2 ou a obesidade. A alimentação industrializada, cheia de embalagens e conservantes, é um deles. O sedentarismo, facilitado pela presença de tecnologias que nos prendem cada vez mais à cadeira ou sofá, também. Definitivamente, esses são hábitos a serem combatidos pelo bem de nossa saúde.

A prevenção precisa acontecer e agora. Não espere a doença surgir para começar a se preocupar.

Alimentação para a Prevenção

No que diz respeito à alimentação apropriada para dificultar o desenvolvimento do diabetes ou controlar o pré-diabetes, o principal é dar preferência ao consumo de alimentos com baixo índice glicêmico, porque eles evitam o aumento do nível de açúcar no sangue. Os alimentos integrais como arroz integral, pão integral e  massas integrais ajudam muito nessa questão.

lambs-lettuce-3181610_960_720
Imagem: Pixabay

Além disso, as fibras também ajudam a reduzir o índice glicêmico. Por isso, comer alimentos crus (saladas principalmente) e com casca (frutas) ajudam muito no controle glicêmico e liberação de insulina pelo pâncreas. Uma dica importante, ainda que o alimento que vá consumir não seja tão rico em vitaminas e minerais, é consumir a salada antes. Por exemplo, ao comer uma pizza (cheia de carboidratos e gorduras), seria interessante comer uma salada antes. Algo simples, prático, rápido e que irá te ajudar a ter uma saúde muito melhor, mesmo comendo pizza.

Bom Senso e Adequação

Portanto, evitando alimentos ricos em açúcares e gorduras, refrigerantes, frituras já se dá um passo importante para prevenir o surgimento do diabetes. Ressalto que não é uma proibição, pois sabemos do valor emocional desses alimentos, presentes em festinhas e reuniões, mas eles precisam ser a exceção e não a regra.

É comum, ao ter o hábito de consumir alimentos saudáveis, não sentir mais prazer consumindo alimentos ricos em gordura ou açúcar.  Com o tempo eles perdem o sabor e se tornam enjoativos. Experimente 1 semana sem esses alimentos, sem se sabotar, e quando consumir novamente perceberá a diferença.

Lembrando que o acompanhamento com nutricionista é imprescindível para adequar a sua dieta às suas necessidades.

Até a próxima,

Deise Santiago – CRN – 340982

Nutricionista e Educadora em Diabetes

https://www.facebook.com/nutrideisesantiago/


nutricionista


CONHEÇA O

nutricionista

BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.


REVISTA ELETRÔNICA

revista-em-diabetes-13

Leia a nossa Edição de Aniversário, o nosso nº 13 da Revista EmDiabetes!

Clique aqui ou na imagem acima.


2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *