COLUNA NUTRI & DIABETES

POR DEISE SANTIAGO
Atitudes Simples e Resultados Positivos
Mais de 14 milhões de brasileiros têm diabetes e metade deles nem sabe, segundo dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF). É uma epidemia que vem atingindo não somente os idosos, mas também crianças, adolescentes e adultos jovens, por falta de prevenção. E prevenir o diabetes tipo 2 e outras doenças é muito mais simples do que pode parecer.
É importante perceber que alguns fatores nos levam a termos uma maior propensão ao desenvolvimento de enfermidades como o DM2 ou a obesidade. A alimentação industrializada, cheia de embalagens e conservantes, é um deles. O sedentarismo, facilitado pela presença de tecnologias que nos prendem cada vez mais à cadeira ou sofá, também. Definitivamente, esses são hábitos a serem combatidos pelo bem de nossa saúde.
A prevenção precisa acontecer e agora. Não espere a doença surgir para começar a se preocupar.
Alimentação para a Prevenção
No que diz respeito à alimentação apropriada para dificultar o desenvolvimento do diabetes ou controlar o pré-diabetes, o principal é dar preferência ao consumo de alimentos com baixo índice glicêmico, porque eles evitam o aumento do nível de açúcar no sangue. Os alimentos integrais como arroz integral, pão integral e massas integrais ajudam muito nessa questão.

Além disso, as fibras também ajudam a reduzir o índice glicêmico. Por isso, comer alimentos crus (saladas principalmente) e com casca (frutas) ajudam muito no controle glicêmico e liberação de insulina pelo pâncreas. Uma dica importante, ainda que o alimento que vá consumir não seja tão rico em vitaminas e minerais, é consumir a salada antes. Por exemplo, ao comer uma pizza (cheia de carboidratos e gorduras), seria interessante comer uma salada antes. Algo simples, prático, rápido e que irá te ajudar a ter uma saúde muito melhor, mesmo comendo pizza.
Bom Senso e Adequação
Portanto, evitando alimentos ricos em açúcares e gorduras, refrigerantes, frituras já se dá um passo importante para prevenir o surgimento do diabetes. Ressalto que não é uma proibição, pois sabemos do valor emocional desses alimentos, presentes em festinhas e reuniões, mas eles precisam ser a exceção e não a regra.
É comum, ao ter o hábito de consumir alimentos saudáveis, não sentir mais prazer consumindo alimentos ricos em gordura ou açúcar. Com o tempo eles perdem o sabor e se tornam enjoativos. Experimente 1 semana sem esses alimentos, sem se sabotar, e quando consumir novamente perceberá a diferença.
Lembrando que o acompanhamento com nutricionista é imprescindível para adequar a sua dieta às suas necessidades.
Até a próxima,
Deise Santiago – CRN – 340982
Nutricionista e Educadora em Diabetes
https://www.facebook.com/nutrideisesantiago/
CONHEÇA O
BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!
Acesse www.diabeticoach.com.br
ou clique na imagem acima.
REVISTA ELETRÔNICA
Leia a nossa Edição de Aniversário, o nosso nº 13 da Revista EmDiabetes!
Clique aqui ou na imagem acima.