imagem A GLICEMIA E OS DIFERENTES TIPOS DE EXERCÍCIOS

Coluna Diabetes Proatividade – por Prof. Rodrigo Barboza

sport-2726735_960_720

As atividades físicas têm muitas classificações, entre elas, os tipos de estímulo fisiológico. Nessa questão, leva-se em consideração fatores como: ser uma atividade aeróbica, na qual predomina o oxigênio como fonte de energia na maior parte do treino, ou anaeróbica, na qual  outras fontes de energia são utilizadas, como a fosfocreatina e o glicogênio. Para entendermos qual delas é mais interessante para quem convive com o diabetes, temos que entender um pouco o que acontece fisiologicamente no nosso corpo durante esses estímulos.

Atividades Aeróbicas

swimming-78112_960_720As atividades físicas aeróbicas são conhecidas por serem de média a longa duração, com estímulos contínuos de caráter de fraca a média intensidade. Atividades como, por exemplo, as caminhadas, pedaladas, corridas leves e a natação estão nesse grupo. Lembrando mais uma vez que estamos tratando de estímulos contínuos, onde a intensidade do exercício é mantida durante todo o tempo. Existem exercícios que são passados de forma intervalada, onde há variação de estímulos (fraco e forte) e consequentemente, essa atividade acaba envolvendo tanto estímulos aeróbicos como anaeróbicos. A maioria dos esportes e das práticas físicas de hoje envolvem ambos.

Atividades Anaeróbicas

man-1282232_960_720Por outro lado, as atividades físicas anaeróbicas são conhecidas por terem estímulos curtos (normalmente até 90 segundos), o que exige que o corpo use outra fonte de energia sem ser o oxigênio. Este tipo de exercício precisa de mais tempo para que seu ciclo se transforme em energia e acabamos usando a fosfocreatina ou o glicogênio. Existem outros substratos, mas vamos nos concentrar nesses principais.

Independente do estímulo, a glicose no sangue é captada para dentro da célula para que tenhamos energia para continuar o exercício. O que acontece é que algumas atividades muito intensas, normalmente acima de 70-80% do Vo2 máx (Valor de Oxigênio máximo gasto em uma atividade), acabam liberando hormônios que chamamos de contrarreguladores. Esses hormônios estimulam a produção de glicose pelo fígado, para que tenhamos energia. Infelizmente nosso corpo não entende que a ausência da nossa insulina faz com que esse excesso de glicose na corrente sanguínea nos deixe hiperglicêmicos. Hormônios como a adrenalina e o cortisol, ligados ao estresse, são exemplos disso.

Os momentos que chamamos de “explosão”, como o tiro de corrida ou um arranque no futebol, podem ser exemplos de ocasiões em que acontecem esse tipo de estímulo que aumenta a glicemia.

bicycle-2554980_960_720

Porém, como tudo no diabetes, não podemos generalizá-lo entre nós. Algumas pessoas reagem muito bem a esses estresses liberadores de glicose, como vemos na musculação também. O ideal é sempre vivenciar a atividade e ver como a glicemia vai reagir ao estímulo. Claro, lembrando sempre de verificar também se a quantidade de carboidrato ingerido e insulina administrada foram ideais para tal momento.

Cuidar-se é o Melhor Exercício

Enfim, atividades aeróbicas são excelentes para baixar a glicemia, se esse for seu único objetivo. Atividades anaeróbicas podem ou não promover de maneira ideal essa meta. Mas é importante lembrar que o que vale mesmo é praticar o que ama.  Obviamente, não se esqueça de monitorar e corrigir as hiperglicemias que possam acontecer.

Veja com seu médico a melhor estratégia e siga em frente no controle glicêmico e de sua saúde.

man-3360421_960_720Bons treinos!

Até a próxima,

Rodrigo Barboza

Prof. de Educação Física

Instagram: @diabetes_exerciciofisico

Facebook: Diabetes e Exercício Físico


Assinatura Coluna Rodrigo Barboza


CONHEÇA O

Sendo feliz com diabetes

BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.


REVISTA ELETRÔNICA

em-diabetes-12

Leia o nº 12 da Revista EmDiabetes! Clique aqui ou na imagem acima.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *