imagem DIABETES: POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES

Por Daniel Ramalho

Foto destaque horizontal 27abr2018

Muitos não querem nem ouvir falar, fingir que não existem. Outros as temem tanto que exageram nos cuidados e podem também se complicar. A verdade é que há de se falar sobre o tema, seja como forma de prevenção, uma maneira de ajudar a quem convive com alguma das questões ou, simplesmente, para que todos entendam e combatam preconceitos e julgamentos contra quem convive com tais desafios.

As complicações do diabetes com controle insatisfatório são verdadeiros fantasmas que perseguem a mente de toda pessoa que obtém o diagnóstico da disfunção. Alguns destes têm nomes bem conhecidos e assustadores como amputação, cegueira e impotência sexual. Outros causam temor por terem também nomenclaturas desconhecidas e complicadas, como retinopatia, nefropatia, neuropatia, cetoacidose, entre outros.

Abaixo apresentamos um pequeno resumo do que significam as principais complicações decorrentes do diabetes não controlado por longos períodos:

Cetoacidose

acetone-2876278_960_720Quando o açúcar não consegue entrar nas células em virtude da falta de insulina ou mau aproveitamento da que o organismo da pessoa ainda produz, as células usam proteínas e gorduras para transformar em energia, liberando cetonas. Estas, por sua vez, tornam o sangue extremamente ácido. Em grandes quantidades, as cetonas põem em risco a vida do paciente, causando perda de peso e muita fraqueza. Se a hiperglicemia for mantida por certo tempo e a cetoacidose não for tratada, pode levar ao coma diabético e até à morte.

Neuropatias

hand-3319720_960_720É a causa principal de amputações de membros em pessoas com diabetes, principalmente quando atingem terminações nervosas dos pés. Também pode afetar pernas, estômago, bexiga, cérebro entre outras regiões.É a principal complicação causadora de impotência sexual entre diabéticos.

Segundo o dr. Daniel Benchimol (2007), todo o sistema nervoso pode ser atingido pelo diabetes descontrolado. “Por isso existem as neuropatias do sistema nervoso central, as neuropatias periféricas e as neuropatias autonômicas”, afirma. A mais comum é a neuropatia periférica, que compromete principalmente membros e extremidades. É a que ocorre no caso do pé diabético, tão conhecido pelos casos de amputações.

Nefropatia

kidney-2183443_960_720Complicação causada pela perda de proteína na urina, aliada a uma hipertensão arterial, que podem causar insuficiência renal e, consequentemente, a necessidade de diálise e transplante.

A nefropatia acomete cerca de 40% dos diabéticos que não realizam o controle glicêmico de maneira satisfatória e apresenta-se em 3 fases.

Na primeira, há uma perda quase insignificante de albumina pela urina, chamada de microalbuminúria. Nesse momento não apresenta sintomas. É quando a questão ainda pode ser revertida.

Na segunda já ocorre a macroalbuminúria. Essa fase é denominada nefropatia clínica e os principais sintomas já começam a aparecer. Espuma excessiva ao urinar e inchaços pelo corpo, como na face e nos pés, são alguns dos principais. Pode-se também desenvolver hipertensão arterial.

Na terceira, além de tudo o que pode aparecer nas fases anteriores, Garcia (2013) aponta que ocorre a insuficiência renal, com vários outros sintomas, como falta de ar, vômito e sonolência, e que “numa fase mais avançada leva à diálise e ao transplante renal”.

Retinopatia Diabética

eye-1173863_960_720Sendo uma das complicações que mais comprometem a qualidade de vida da pessoa com diabetes, a retinopatia pode levar à perda parcial ou total da visão.

Seu comprometimento na diabetes decorre da microangiopatia (lesão de pequenos vasos sanguíneos) e provoca fenômenos exsudativos[1] e isquêmicos[2].

eye-2173459_960_720Os fenômenos exsudativos estão associados ao edema macular, uma das principais causas do comprometimento visual, enquanto os isquêmicos levam à baixa visão, consequente do aparecimento da proliferação vascular, hemorragia vítrea, descolamento de retina e glaucoma. (GARCIA, 2013)

Ainda segundo Garcia, considerando-se diabéticos tipo 1 e tipo 2, após 25 anos da doença, cerca de 80%  dos casos apresenta algum grau de retinopatia.

Informação X Preconceito

Como podemos ver, muitas podem ser as complicações em virtude das falhas no controle glicêmico. Portanto, torna-se imprescindível que a pessoa com diabetes informe-se no tocante às características de sua disfunção, para que possa obter bons resultados glicêmicos e, consequentemente, evitar complicações futuras.

É preciso ter em mente que ninguém está livre de falhas e, infelizmente, ainda é muito comum que se julgue a quem já apresenta alguma dessas complicações. Essa atitude preconceituosa aumenta ainda mais as dificuldades que uma complicação de saúde pode trazer. Portanto, cabe a quem convive com o diabetes, seja no próprio corpo ou no de alguma pessoa querida, combater esse tipo de atitude negativa, através da propagação de informação de qualidade.

Só assim conseguiremos uma sociedade que respeite mais a quem convive com o diabetes, suas complicações ou com qualquer outra questão de saúde.

Então já sabe: mais amor e menos blablabla.

Finalmente, lembrem-se: compartilhem informação de qualidade e esqueçam as Fake News e páginas que gostam de sensacionalismo barato. Isso pode custar uma vida.

Grande abraço,

Daniel Ramalho – Diabeticoach

Blog Diabetes Esporte &  Natureza

Notas e Referências

[1] “Os fenômenos de exsudação referem-se à migração, para o foco inflamatório, de líquidos e células, provenham eles de vasos ou dos tecidos vizinhos” (PatoArte Geral).

[2] “É uma perturbação circulatória que se caracteriza fundamentalmente por uma interrupção do trânsito sanguíneo numa determinada artéria, por sua obstrução mecânica. Em consequência, ocorrem alterações nutritivas nos tecidos irrigados pela artéria ocluída” (Disponível em http://www.infoescola.com/medicina/isquemia).

BENCHIMOL, Daniel; SEIXAS, Lúcia. Diabetes: tudo o que você precisa saber (2007)

GARCIA, Izaura. Diabetes.com.saúde: tudo o que você precisa saber sobre diabetes (2013)

*Imagens: Pixabay


Sendo feliz com diabetes


CONHEÇA O

Sendo feliz com diabetes

BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.


REVISTA ELETRÔNICA

em-diabetes-12

Leia o nº 12 da Revista EmDiabetes! Clique aqui ou na imagem acima.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *