imagem EMAGRECIMENTO, ATIVIDADE FÍSICA E INSULINA

Capa horizontal

Muitos desejam emagrecer ou fazer atividade física, mas quando começam, lá vêm as temidas hipoglicemias… Assim, alguns desistem pelo caminho, vão ganhando peso e ficando sedentários.

Para combatermos esse processo negativo, precisamos conhecer um pouco da relação entre alimentação, atividade física, emagrecimento, insulina e hipos.

O papel da insulina

insulin-2110059_960_720
Imagem: Pixabay

Em primeiro lugar, precisamos entender como a insulina funciona. Em pessoas que não têm diabetes, a insulina existe na forma de pró-insulina e ela só é liberada quando necessário, ou seja, quando comemos. Em quem tem diabetes e aplica a insulina, ela já está na forma ativa, ou seja, independe do que comemos. Por isso é essencial fazer a contagem de carboidratos que falamos aqui no Blog Diabetes Esporte & Natureza há algumas semanas – Clique aqui ou no link para acessar o post “Contagem de Carboidratos Sem Medo” (https://diabetesesporteenatureza.com.br/2018/03/15/contagem-de-carboidratos-sem-misterios/).

A insulina funciona como se fosse um porteiro que abre as portas das células para que a glicose entre e se transforme em energia. E qual a relação disso com a hipoglicemia causada por pela atividade física ou pelo emagrecimento?

Atividade Física

exercise-841167_960_720
Imagem: Pixabay

Quando fazemos exercícios nossas células ficam mais “inteligentes”, digamos assim para facilitar o entendimento. Isso significa que elas percebem a necessidade de gerar mais energia, portanto, captar mais glicose. Onde antes a insulina abria uma porta, Nesse momento, passa a existir uma porta com abertura automática. Assim que a glicose passa ela abre e rapidinho temos energia.

Agora imagina uma porta com abertura automática e um porteiro do lado, a glicose vai entrar ainda mais rápido, vai gerar energia também de forma mais rápida, mas também vai diminuir muito mais rápido a quantidade de glicose disponível no organismo. Isso significa ter hipoglicemia.

Emagrecimento

slimming-2728331_960_720
Imagem: Pixabay

Quando estamos emagrecendo, também significa diminuir a quantidade de gordura. Diminuir a resistência à insulina. Para facilitar o entendimento, imagine um porteiro que não consegue chegar à porta da célula porque tem bastante gordura na frente dele. É mais ou menos assim, a insulina está ali, mas não consegue funcionar, aí a gente precisa de mais insulina ou de uma medicação que faça essa insulina funcionar melhor.

Por outro lado, quando emagrecemos e tiramos aquela gordura da frente, nossa insulina, seja ela aplicada ou produzida pelo pâncreas, está super forte e cheia de vontade de trabalhar, manda toda a glicose para dentro das células e então temos hipoglicemia.

Evitando sustos

appetite-1239056_960_720
Imagem: Pixabay

E o que precisamos fazer para evitar as hipos?

Falar com médicos e nutricionistas para fazerem os ajustes necessários ao tratamento. Para quem toma medicação em comprimido, a dosagem pode precisar de uma diminuição. Para quem usa insulina, ajustes no fator de sensibilidade, na contagem de carboidratos e na dose basal, são fundamentais. Porém ressaltamos: em qualquer dos casos, qualquer mudança deve ser feita sob prescrição e orientação dos profissionais de saúde.

Muitas vezes o médico calcula a dose basal através do peso, então atente-se a isso. Se você perceber que está emagrecendo, fale com ele imediatamente, pois sua dose precisa ser ajustada. Não desista da atividade física e do emagrecimento, pois são fundamentais para um bom controle e uma boa saúde. Não permita que a obesidade e o sedentarismo te alcancem ou desestimulem.

Até a próxima,

Deise Santiago – CRN – 340982

Nutricionista e Educadora em Diabetes

https://www.facebook.com/nutrideisesantiago/


nutricionista


CONHEÇA O

nutricionista

BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.


REVISTA ELETRÔNICA

Leia o nº 11 da Revista EmDiabetes! Clique aqui ou na imagem acima


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *