imagem 3 DICAS PARA VENCER A PREGUIÇA

Por Rodrigo Barboza

Preguiça
Imagem: Pixabay

Hoje vamos conversar um pouco sobre algo que atinge a diabéticos e não-diabéticos, sejam professores ou alunos: a tal da preguiça.

Pois é, quem nunca a teve? A preguiça pode ser a culpada pelo fracasso da nossa saúde e pelo mau controle da nossa glicemia. Sendo assim, passo a dar algumas dicas de como vencê-la e levantar do sofá na disposição.

Qual é a sua meta?

preguiça
Imagem: Pixabay

Você precisa saber o porquê de querer ou precisar praticar exercício físico. Sugiro que escreva num papel ou no celular para reforçar a ideia e deixá-la nítida diante dos seus olhos. Para isso, elabore perguntas a si mesmo, a fim de deixar clara a razão de todo o esforço: É porque está acima do peso? Quer melhorar seu controle glicêmico? Massa muscular? Ou está incomodado com o fato de estar parado e deseja achar algo que lhe motive? Encontre suas metas e propósitos, fica mais fácil se manter focado, quando temos nossos objetivos bem definidos.

Prazer, Amigos e Logística

Encontrem as atividades que lhe proporcionam mais prazer. Zumba? Algum esporte? Correr? Cross Fit? Ao descobrir isso você terá uma boa motivação para buscar essa atividade em algum lugar próximo a você.

motivation-704745_960_720

Questões financeiras e de deslocamento também devem ser levadas em conta. Procure algo cujo deslocamento não seja grande e que caiba no seu bolso. Muitos locais de treino e academias aceitam parcerias e acordo nas mensalidades para ninguém sair perdendo.

Feito isso, uma boa pedida é chamar um amigo(a) para fazer a prática de exercício junto a você. Eu mesmo comecei a frequentar a academia graças a essa estratégia. Hoje em dia vou para academia sozinho sem nem olhar para trás esperando alguém. Criamos independência e prazer pela prática!

Tempo para eliminar a preguiça

Hora correr

Você não precisa praticar o exercício durante horas! Pela literatura, 30 minutos no mínimo 3 vezes por semana, já é capaz de trazer benefícios à saúde e à glicemia. Logico que a melhora é proporcional ao aumento de dias praticados. Hoje em dia, várias academias oferecem programas de treinamento com meia hora de duração. O método HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade) é muito usado para substituir o treino aeróbico contínuo que historicamente levam de 40 a 50 minutos, possibilitando ao aluno, treinar de maneira eficiente entre 20 e 30 minutos, objetivando melhora no condicionamento físico, performance e estética, seguindo o princípio de quanto menor o tempo, mais intenso é o treinamento.

Bom, essas são algumas dicas básicas para os amantes do sofá, darem seu primeiro passo rumo a uma vida mais ativa. Eu também enfrento a preguiça diariamente, principalmente quando chego em casa e relaxo. Para evitar essa situação, mudar a rotina e não passar em casa antes do exercício, pode ser fundamental para não deixar a preguiça chegar. Se não houver muito como fazer essa mudança, tente ao menos não pensar muito ao passar por lá. É preciso criar um compromisso consigo mesmo. Uma meta, um objetivo e mentalizar: “Tenho que ir à academia 4 vezes essa semana”, “Tenho que perder 5kg em 3 meses”…

Conforme disse anteriormente, criar uma meta ajuda você a se motivar, até conseguir ir automaticamente fazer a atividade.

preguiça
Imagem: Pixabay e DEN

Até a próxima,

Rodrigo Barboza

Prof. de Educação Física

Instagram: @diabetes_exerciciofisico

Facebook: Diabetes e Exercício Físico


Assinatura Coluna Rodrigo Barboza


CONHEÇA O

Sendo feliz com diabetes

BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.


REVISTA ELETRÔNICA

Leia o nº 11 da Revista EmDiabetes! Clique aqui ou na imagem acima.


Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *