imagem VOCÊ CONHECE OS SENSORES DE 90 E 180 DIAS?

Eversense 1

COLUNA “DIABETES, ESPORTE & TECNOLOGIA”

Por Dr. Rodrigo Siqueira

Você já ouviu falar dos novos sensores de glicemia de monitorização contínua? Ainda não ?

Pois tem muita gente ansiosa querendo saber quando ele chega. O sensor, por enquanto, está sendo comercializado em 13 países (basicamente países europeus, do Oriente Médio e África do Sul). No Brasil, no entanto, ainda não há previsão de lançamento. O que se sabe é que será distribuído pela Roche Diagnóstica.

Eversense 2

O Eversense é um sensor de 1.5 cm, implantável no subcutâneo, que perdura 90 dias, sendo 6 vezes mais durável que o FreeStyle Libre (14 dias). Acima de onde foi inserido o sensor, ficará o transmissor que informará, via bluetooh, as glicemias para o smartphone contendo um aplicativo específico.

O Eversense necessitará de duas calibrações por dia através de glicemia capilar.

Como se não bastasse essa boa notícia, em setembro de 2017, na Europa, foi aprovado uma versão mais durável do sensor, o Eversense XL. Esta versão terá duração de 180 dias, ou seja, serão necessários somente 2 sensores para ficar monitorizado por todo o ano.

Já que o sensor será distribuído pela Roche, muito se especula sobre uma possível comunicação do sensor com a bomba. Nesse primeiro momento isso não ocorrerá. No entanto, o NIH (Instituto Nacional de Saúde americano) está patrocinando a combinação desses sensores Eversense com o algoritmo de pâncreas artificial da TypeZero e a bomba Accu-Chek Insight da Roche (substituta da Accu Chek Combo).

Esse avanço é comemorado em decorrência do número crescente de estudos demonstrando a melhora do controle glicêmico em usuários deste tipo de monitorização e pela praticidade da avaliação glicêmica oferecida por esse tipo de sensor.

Vamos aguardar a chegada ao Brasil e buscar mais informações até lá.

Até a próxima.

Dr. Rodrigo Siqueira

Médico Endocrinologista – CRM 5274801-3

https://www.facebook.com/drrodrigosiqueira/


endocrinologista


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *