imagem O DIABETES E A FAMÍLIA

diabetes
Diabetes: apoio familiar é fundamental no convívio com a disfunção.

Viver o diabetes diariamente é um desafio que a vida me apresentou, ainda que não houvesse pedido. Desde o princípio, a mudança de hábitos se mostrou extremamente benéfica à minha saúde física. Ao longo do tempo vamos vendo pontos positivos para a saúde mental também, mas há uma coisa que as pessoas evitam falar: o impacto do diagnóstico na vida familiar.

O Início do Diabetes

diabetes
O apoio familiar facilita a aceitação e o convívio com o diabetes.

Essa novidade nada esperada pode se apresentar de muitas formas. Desde uma criança em cujo corpo o DM se manifesta, até uma mãe ou um pai que precisam aprender a lidar com sua disfunção. Em muito casos, com a de outro membro da família. Em todas, há algumas coisas que costumam se repetir, como o susto, o medo inicial e a falta de informação. Apesar de frequentes, se manifestam e desenvolvem de forma diferente nos milhões de lares alcançados pelo diabetes, seja de qual tipo for.

É triste, mas alguns cônjuges e até amizades se assustam. Infeliz e principalmente por conta da ignorância que ronda o tema diabetes, com alguma frequência sabemos de casos de casais que se desfizeram ou amigos que se distanciaram. Puro preconceito ou falta de conhecimento.

Triste.

Sim, muito triste e devastador para alguém que recebe a notícia de que terá que conviver pelo resto de sua vida com uma doença crônica. Nesse momento, o medo e a vergonha de ter diabetes pode nos massacrar o coração. Bem como ao do menino ou menina que se sente perdido ao saber que os doces, de uma hora para a outra, passaram a ser encarados com receio. Em lugar da alegria tão comum que os cercavam antes da chegada da disfunção, surge o medo.

Diferentes Reações

diabetes

Há também um lado estranho, no qual algumas famílias tentam negar a existência da nova realidade, tapando, perigosamente, o sol com a peneira. Não raro, promovem orgias de carboidrato. Essas contrastam radicalmente com aquelas que por uma maravilhosa solidariedade ou por um desagradável sentimento de pena, aderem à nossa dieta e estilo de vida. Algumas até enxergam pontos positivos nessa mudança. Em outras, alguns se escondem para saborear quitutes longe das vistas do “doentinho”.

diabetes

Seja lá como for a nossa família, só nos resta tentar mostrar que não precisamos de pena, fingimentos, negação da realidade. Muito menos que nos passem a mão na cabeça permitindo-nos toda e qualquer irresponsabilidade. Tampouco desejamos que todos mudem os seus hábitos só porque recebemos o diagnóstico. Se quiserem fazê-lo, que o façam, mas por amor à própria saúde, jamais por se sentirem obrigados a isso por conviverem com alguém que adotará um estilo de vida mais saudável.

Só Queremos Amor

screenshot_20180117-001730422761163.jpg
Amigos: peças fundamentais no suporte ao enfrentamento das adversidades.

No fundo mesmo, só precisamos de apoio, carinho e compreensão nos momentos difíceis. Que todos se informem sobre o diabetes antes de emitir opiniões precipitadas e equivocadas a respeito de nosso controle glicêmico. Não pedimos muito…

Portanto, o maior carinho que podem nos fazer, é que procurem se informar sobre o que é o diabetes. Com informação e conhecimento em mãos, é muito mais fácil nos entenderem e ajudar se for preciso.

screenshot_20180117-001628480220670.jpg
E tem sempre mais gente bacana chegando…

Àqueles que nos abandonaram nesse caminho, dediquemos apenas o nosso perdão. Se estivermos preparados para isso, a vida nos mostrará que, por trás da chegada de uma enfermidade, também há a oportunidade para selecionarmos quem estará ao nosso lado quando comemorarmos nossas vitórias.

Aos que se mantêm firmes ao nosso lado, expressemos diariamente a nossa gratidão. Talvez esse blog sobre diabetes seja até uma forma de aumentar essa família e levar a outras o que a minha me ensinou. Só de saber que não estamos sozinhos já é um grande alívio para iniciarmos os nossos dias. É, da mesma forma, um grande conforto quando as coisas teimam em não darem certo. Leiam também “Talvez Eu Seja Feliz” para ver se não tenho razão. 😉

img_20171125_182443704_burst001949631524.jpg

Enfim, façamos a nossa parte para forjarmos um mundo com mais amor ao nosso redor. Logo, se cada um fizer a sua parte, todo o mundo será repleto de sentimentos e emoções positivas.

De minha parte, já lhes agradeço enormemente:

obrigado,

Daniel Ramalho – Diabeticoach

Blog Diabetes Esporte & Natureza


Assinatura Blog 003 set2017


CHEGOU

21616546_507560499604571_3554556279413164762_n

BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.


REVISTA ELETRÔNICA

fb_img_1516157692020843411383.jpg

Leia no nosso nº 9! Clique aqui ou na imagem acima.


mas

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *