Por Daniel Ramalho
Tem dia em que nada funciona e não estou falando apenas do controle glicêmico.
Tem dia que brigamos com quem amamos. Tem dia que falamos mais do que deveríamos. Tem dia que a lágrima insiste em correr dos olhos sem nenhum motivo aparente.
Também tem dia que o trabalho não rende. Tem dia que por mais que estejamos de bem com a vida, ela insiste em brigar conosco.
Obviamente, nesses dias a glicemia acompanha nosso baixo astral…
Tem dia que não deveria existir.
Será?
Tem dia nos quais pensamos que deveríamos voltar para a cama e começá-lo de novo… mas isso não é possível.
Mas o que é possível nessa situação?
É possível analisarmos o porquê de cada coisa ter dado errado. É possível corrigirmos nossos erros. É possível reconhecermos nossas falhas e pedirmos perdão. É possível consertar o trabalho que saiu errado. É possível enxugarmos as lágrimas e ir adiante. É possível deixarmos de nos lamentar e usarmos todas as nossas forças para nos levantarmos novamente.
Tem dia que fazer o mais simples é muito complicado. Tem dia que só se torna possível se usarmos nossa força a nosso favor. A isso chamamos resiliência: a capacidade de se levantar ou adaptar-se às adversidades de forma a obter resultados positivos mesmo quando tudo parece “jogar contra”.
Aceitar a dificuldade faz parte de nossa superação. Empreender a mudança é parte da conquista. Ceder às queixas e à autopiedade só nos traz inércia e infelicidade.
Tem dia que é possível aceitarmos nossa humanidade e lidar com nossos problemas de maneira madura, responsável e corajosa, mas não ignorando-os. Para enfrentá-los precisamos aprender a vê-los como oportunidades, em vez de simplesmente agirmos com ódio ou desejo de vingança contra uma vida supostamente injusta.
Sair do papel de vítima e tentar se colocar no lugar do outro com quem nos magoamos, resolvermos nossas questões pessoais e sorrir para a vida, são atitudes que sempre, além de nos trazerem ótimos resultados, tornam a vida mais leve, equilibrada e feliz.
Vamos praticar mais a empatia em nosso dia-a-dia! Vamos ter mais cuidado com o que falamos e pensamos. Feito isso, colhamos todos glicemias melhores, convívio familiar mais harmônico e sorrisos mais largos.
Tem dia que nós podemos fazer tudo isso, mas só é possível se fizermos a nossa parte!
Tem dia que transformo em post, mas ainda há tempo de fazê-lo feliz. Então eu vou lá dar boas risadas de tudo isso e fazer a minha parte.
E você?
Grande abraço
DANIEL RAMALHO
DIABETES ESPORTE & NATUREZA
[…] pouco tempo conversamos sobre dias difíceis e momentos em que trocamos os pés pelas mãos (leia: Tem dia que é… de 15/04/2017), nos quais torna-se muito difícil mantermos a motivação para enfrentar o […]
Muito bom Daniel não sou diabética mas meu filho é me sinto péssima quando vejo a glicemia dele alta ele não aceita muito bem a doença vai fazer dois anos que descobrimos que ele é diabético mas precisamos ter o pensamento igual esse que vc colocou ai no post .obrigado
Obrigado a você, Aldimara. É difícil, mas nós podemos tudo. É uma decisão que precisamos tomar para sermos felizes. Grande abraço.