Por Daniel Ramalho

O diabetes não nos faz viver apenas montanhas-russas glicêmicas, mas emocionais também. Nossos altos e baixos, no que se refere ao ânimo, nos fazem, por muitas vezes, nos perguntarmos se estamos enlouquecendo. 🙂

Aprender a conviver com isso é uma tarefa complicada, ainda mais se levarmos em conta que muitas pessoas acham que “hoje em dia é fácil conviver com o diabetes”. MUITA CALMA NESSA HORAAAA!!!
Opa! Respirando… Contando até 10…
Quase que eu me deixo dominar pela irritação causada por essa frase sem pé nem cabeça que tanto já escutei. Que hoje em dia a coisa é mais simples, com certeza, mas daí a dizer que é fácil… Ledo engano! Só quem tem, cuida ou convive com DMs sabe o quanto precisamos ter autocontrole, disciplina, paciência, otimismo… Tudo isso é plenamente possível, mas é uma conquista diária e muitas vezes frustrante.

Tem hora que é fogo mesmo. Desanima, a glicemia nunca está como gostaríamos, fora os outros problemas que nada tem a ver com o diabetes… O fardo fica pesado e nada que façamos parece aliviar ao menos um pouquinho. Complicado mesmo.
Mas precisamos deixar de focar nossa atenção nas reclamações! Não percamos a esperança. Vamos desabafar, colocar para fora, dar um berro! Tudo isso faz muito bem, mas depois vamos dar aquela respirada, inspirando vontade para dentro do peito e soprando o desânimo pra bem longe. Vamos retomar nossos projetos, fechar os punhos e nocautear toda e qualquer negatividade que queira nos abater.

Em pouco tempo veremos que aos poucos as coisas voltarão ao seu lugar, inclusive a glicemia.
Vamos levantar a cabeça, fazer coisas novas, diferentes e vamos nos permitir nos reinventarmos todos os dias.

Vamos nos agarrar ao que nos dá prazer, às pessoas que nos querem por perto, ao trabalho que nos realiza ainda que pague pouco e assim vamos nos desapegar da chatice, dos chatos, de quem nos coloca para baixo e da atividades que só nos estressam e frustram.
Comecemos uma nova atividade física, conheçamos mais pessoas e lugares. Quando estamos de saco cheio, precisamos esvaziá-lo e tornar a preenchê-lo com coisas que gostamos.

Aceitemos todos essa volta na montanha-russa e vamos superar nossos limites, receios e, de quebra, nos divertirmos muuuuito equilibrando a glicemia e a mente
Vai encarar? Vamos nessa?
Estou torcendo por você.
Vamos que vamos!
Grande abraço!
DIABETES ESPORTE & NATUREZA

[…] O DIABETES E A MONTANHA-RUSSA […]
[…] mostrar que conviver com o diabetes não é fácil. É uma verdadeira montanha-russa (leia “O Diabetes e a Montanha-Russa“). Muitas são as responsabilidades, frustrações e desafios, mas esse dia especial também […]