Por Daniel Ramalho
A grande notícia da semana para quem tem diabetes tipo 1 em todo o Brasil foi a inclusão dos análogos de insulina de ação rápida na relação de itens distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Conforme imagem, com base no Decreto 7.646/2011 o Ministério da Saúde finalmente reconheceu a luta de quem convive com a disfunção e precisava desse incremento em seu tratamento e um bom alívio no bolso, principalmente o dos mais necessitados, pois até agora tinham que arcar com essa despesa.
Nós do DIABETES ESPORTE & NATUREZA agradecemos a todas as pessoas envolvidas com a pressão exercida sobre as autoridades para que conquistássemos esse mínimo respeito. A luta agora é para que, diante do caos na saúde pública de nosso país, consigamos fazer com que a decisão desta semana seja cumprida, levando-se em consideração que a norma já está em vigor, conforme o artigo 3º da Portaria nº10 de 21/02/2017, pois já foi publicada no Diário Oficial da União (imagem).
Além disso, fica a pergunta: por que não fornecer também aos que tem diabetes tipo 2 e que usam insulina? Pelo jeito o que não falta é mais luta pela frente…
Ficamos muito felizes com mais esta conquista de cada pessoa envolvida na causa Diabetes e ainda mais contentes por sabermos que em 2017 o DIABETES ESPORTE & NATUREZA poderá atuar com mais energia nessa luta.
Vamos que vamos!
Grande abraço,
DANIEL RAMALHO
DIABETES ESPORTE & NATUREZA
Referência: Diário Oficial da União em http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=50&data=22/02/2017
[…] SUS FORNECERÁ INSULINA RÁPIDA […]
Acho muito dificil.Aqui no RJ faltam as fitas para medir a glicose q por sinal estao carissimas
Essa é a questão, Denise. Tem muita luta pela frente, mas não vamos descansar enquanto essa vergonha não acabar.
A portaria está aí, agora é fazer com que cumpram. Vamos que vamos!