imagem RETINOPATIA DIABÉTICA EM FOCO

Por Daniel Ramalho

eye-1132531_960_720

A Retinopatia Diabética no diabetes tipo 1 será tema de um estudo em nível nacional, idealizado pelo Departamento de Saúde Ocular da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), coordenado pela dra. Solange Travassos.

A entidade está convidando os centros de pesquisa de todas as regiões do país a participarem do estudo com pacientes atendidos nos sistema público e privado de saúde, com o fim de descrever a prevalência de retinopatia em pacientes com mais de 10 anos de doença.

Segundo Travassos e Rosane Kupfer, Chefe do Serviço de Diabetes do IEDE (Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia), em nota publicada no site da SBD, “poucos estudos foram realizados sobre a epidemiologia da RD no Brasil, assim como são escassos os programas para prevenção da cegueira”. Os pesquisadores esperam conhecer melhor a prevalência da enfermidade, fornecendo dados para o desenvolvimento de uma estratégia de prevenção da cegueira relacionada ao diabetes.

O centro principal do estudo será o IEDE, no Rio de Janeiro e a coleta de dados deverá ser feita através de aplicativo on-line, podendo ser acessado em computadores, tablets ou smartphones.

Mais informações e solicitações para participação na Secretaria da SBD pelo e-mail: secretaria@diabetes.org.br

Fonte: http://www.diabetes.org.br/a-sbd-convida-centros-de-pesquisa-para-participarem-do-estudo-brasileiro-de-retinopatia-diabetica-no-diabetes-tipo-1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *