imagem PENSAMENTO, AÇÃO E REAÇÃO

Por Daniel Ramalho

Pôr do sol c esporte cópia

Anda acordando com muita preguiça, o dia parece não render, vive adiando tarefas, a cabeça anda meio enrolada, a glicemia nunca está no lugar? Quer melhorar? Levante-se, calce seu tênis, coloque uma roupa confortável e comece a praticar atividades físicas.

Esse discurso pode parecer tendencioso partindo de alguém que defende a prática esportiva como estilo de vida. Parece e é, pois é a pura verdade.

Muitas são as desculpas para não se fazer exercícios físicos, mas maiores ainda são seus benefícios e não estou falando de teoria: eu sou a prova viva disso.

20150411_151604
Uma rotina de exercícios físicos trazem mais organização e felicidade. Imagem: DEN

Quem acompanha meus posts sabe que recentemente fui agraciado com a paternidade. É um prazer enorme cuidar de minha filha e poder descobrir um amor gigantesco em meu coração que nem imaginava ainda tê-lo com tanta intensidade. Ser pai é um grande barato, mas junto com a felicidade, chegam as tarefas. É aí que chegamos ao ponto onde quero chegar.

Desde o dia 05 de maio minha vida tomou outro rumo com a chegada de minha pequena Luz. Foram noites em claro, mudanças de rotinas, adaptação, glicemias altas, falta de controle, retomada do controle… Não está sendo fácil, mas não adianta reclamar e nada fazer. Temos que agir e assim tenho feito.

Com todas essas mudanças, é claro que nossa rotina de exercícios fica prejudicada e imediatamente, todos os sintomas descritos no primeiro parágrafo deste texto irão aparecer.

Sempre curti as atividades físicas e todas as vezes em que algo me impossibilitou de me exercitar, senti tudo o que já lhes disse: um cansaço enorme ao acordar, muita preguiça, falta de ânimo, cabeça desorganizada, glicemias imprevisíveis e desta vez não foi diferente, pois nosso corpo reage imediatamente às nossas faltas com ele.

cropped-sup-buzios-jan2014.jpg
Stand Up Paddle, uma boa opção para quem quer aliar a atividade física ao lazer. Imagem: DEN

Com a prática regular de atividades físicas, nosso cérebro recebe uma melhor oxigenação e passa a funcionar com muito mais eficácia em questões que vão bem além do desenvolvimento muscular ou de nossa aparência física: nossa mente é extremamente beneficiada quando adotamos uma rotina mais ativa no que diz respeito ao nosso corpo.

A melhora que nós que convivemos com o diabetes podemos notar logo no primeiro dia, é a glicemia muito mais comportada e com tendência a baixar com mais facilidade. Os outros benefícios vêm após alguns dias da prática ser iniciada.

Pessoalmente, posso dizer que meus dias são muito melhores quando sigo minha rotina de exercícios que ficou prejudicada com a novidade que a vida me apresentou, mas que já estou correndo atrás para restabelecer tudo com as adaptações necessárias.

Entre os fatores que mais me incomodam neste momento estão a desorganização mental no trabalho e a glicemia bem mais arredia.

No primeiro, sinto como se precisasse de algo em um armário e ao abrir a porta dele, não encontrasse o que quero. Nossa mente é esse “armário” e nossa memória é o que queremos encontrar quando “abrimos a porta”. Acessar algumas informações em nosso cérebro torna-se muito mais fácil quando adotamos os exercícios físicos como algo rotineiro. As sensações de tranquilidade e felicidade também aumentam, beneficiando a todo o nosso organismo, o que acaba influenciando muito positivamente o segundo fator: o  controle do diabetes.

24jul2011 (33)
Pensar é bom, mas se o pensamento não vier acompanhado de ação, a mente oxida e tem seu funcionamento prejudicado. Imagem: DEN

Como disse em um post recente, pensar é muito bom, mas precisamos agir. Não basta pensar em entrar numa academia, pensar em se levantar cedo para correr, pensar, pensar e pensar. A ação deve ser uma consequência de tanto pensamento e reflexão. Então vamos nos mover em direção a um corpo e mente bem mais eficientes e felizes???

Vamos fazer funcionar o que chamo de TRÍADE DA FELICIDADE PLENA: PENSAMENTO, AÇÃO E REAÇÃO. Tendo isto em mente, não há o que te impeça de realizar tudo o que quiser, até um ótimo controle glicêmico.

Podem acreditar!!!

Consultem seus médicos, professores de educação física e movam o corpo. Sua glicemia, mente e corpo agradecerão!

VAMOS QUE VAMOOOOOOOSSSS!!!!

Grande abraço,

DANIEL RAMALHO

Trilha rumo a tomar

Fontes:

Eu corro.com: http://www.eucorro.com/2012/12/os-efeitos-da-atividade-fisica-na-mente.html

Istoé: http://istoe.com.br/239697_AUMENTE+O+PODER+DO+CEREBRO+COM+EXERCICIOS

Doce Limão: https://www.docelimao.com.br/site/cerebro-a-mente/o-conceito/1030-como-ligar-ativar-e-turbinar-o-cerebro-ii-oxigenar.html


Assinatura Blog


Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s