
O Dia Mundial do Diabetes (DMD) deste ano foi muito especial para o DIABETES, ESPORTE & NATUREZA. Tão especial que precisamos de 5 dias para recobrar as forças e postarmos o que foi esse dia tão importante para nós que lutamos para divulgar a causa e tudo o que engloba o tratamento do diabetes.
DMD2015 começando na véspera
Nosso DMD já começou no dia anterior: na sexta-feira 13 de novembro, especificamente no município de Tanguá-RJ, onde foi realizado o “II Fórum Regional de Diabetes” da ADIFAT (Associação dos Diabéticos e Familiares de Tanguá), como parte da programação da “9ª Semana de Atenção ao Diabético”, organizada pela Associação Carioca de Diabetes (ACD).

Com uma parceria com a ADIFAT em mente e o anúncio oficial desta novidade, cheguei ao evento pela manhã, fui recebido com muito carinho pela amiga Ana Maria Batista, presidente da Associação, e assisti a ótimas palestras com o endocrinologista Dr. Izidoro Flumignan, a oftalmologista Dra. Penélope Politis e o Cirurgião Vascular Dr. Jackson Caiafa. Um momento único, de muito aprendizado.

Também foi um momento muito especial por conhecer pessoalmente a Márcia Jesus e o Ronaldo Pereira do programa DE OLHO NA DIABETES da LuauTV de Nova Friburgo-RJ, com os quais já estamos firmando alguns projetos.
Mas coube ao Adriano dos Santos, solicitar-me que eu também palestrasse, além de anunciar nossa parceria e sorteio de brindes. Foi com imenso prazer que aceitei e pude novamente falar sobre minha história e relação com o diabetes.
Como de outras vezes, deixei as apresentações por conta do vídeo que fizemos para o DMD2014, “Nós Podemos Tudo”, que comoveu e surpreendeu a quem o assistiu. Em seguida, pude ter uma breve conversa com uma audiência formada basicamente por profissionais da saúde e levar-lhes minha experiência com a disfunção. É sempre gratificante poder dividir essa vivência com o público, ainda mais tratando-se de gente que cuida e atende a pessoas com diabetes, assim como eu.
O dia terminou com um segundo ciclo de palestras, entre as quais destaco a do Dr. José Liporage, com quem tive a oportunidade de conversar um pouco ao final do evento e falarmos sobre um possível projeto de publicação.
Ao final, vários sorteios, inclusive de camisas e adesivos do DIABETES, ESPORTE & NATUREZA e a certeza de que a parceria com a ADIFAT renderá belíssimos frutos.
Ações, visitas e R-Evoluções
E finalmente chegou o dia 14 de novembro, DMD2015, que já nasceu com várias ações idealizadas pelo grupo de blogueiros que se reuniu para este Novembro Azul do Diabetes, o “R-Evolução Azul”, composto pelos blogs “Insulina Portátil” de Juliana Lessa, “Eu e a Bete-Diabetes” de Pablo Silva, “Eu, Meu filho e o Diabetes” de Sarah Rubia, “João Pedro e o Diabetes” de Silvia Onofre, além de nós que fazemos o DIABETES, ESPORTE & NATUREZA.
Sob a possibilidade de que eu fizesse um voo duplo de asa delta para abrir a bandeira do Dia Mundial do Diabetes nos céus de São Conrado, Rio de Janeiro, o tão esperado dia começou. Infelizmente, há algumas semanas a cidade tem apresentado muita névoa pela manhã e não havia visibilidade suficiente para que o voo fosse executado com segurança. Ainda havia a possibilidade de que o fizesse na parte da tarde e o tempo realmente abriu, mas os ventos influenciados pelo famoso El Niño não eram confiáveis e tivemos que deixar para ouro dia ainda a ser marcado.
Diante da impossibilidade de voar, segui planejando o dia. O primeiro evento do qual participei foi organizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) no Maracanã. Por conta da espera pela definição do voo que não se concretizou, acabei chegando um pouco mais tarde ao local e não pude presenciar a animada corrida e caminhada para a qual me inscrevi.
Foi bom para ver que há muita gente interessada na causa diabetes na cidade que tanto amo. Lá encontrei a querida Cristina Dissat e sua equipe de comunicação, membros da SBD como o Dr. Walter Minicucci e o Dr. Marcio Krakauer, representantes de entidades e

empresas ligadas ao diabetes, o pequeno Lucas e sua mãe – a amiga Fernanda Storino, amigos dos mais variados momentos da vida, além dos parceiros, amigos e blogueiros Pablo Silva, do “Eu e a Bete-Diabetes”, Juliana Lessa do “Insulina Portátil” e Sheila Vasconcellos do “Histórias de uma Diabética” e o Lenny, mascote da Medtronic (risos)!
Saindo do Maracanã, Pablo Silva, eu e minha esposa nos dirigimos à Lagoa Rodrigo de Freitas para conferir o trabalho da ACD, ainda como parte da programação da “9ª Semana de Atenção ao Diabético”.

Lá chegando, tive o prazer de reencontrar a Ana Maria da ADIFAT, o Farmacêutico Adriano dos Santos para conversarmos sobre o grande trabalho que estavam realizando. Puder ver também o Dr. Jackson Caiafa “colocando a mão na massa” no lindo atendimento a pacientes, dando orientações sobre o pé diabético. Ele estava tão envolvido com o trabalho que nem tivemos a chance de dizer-lhe um olá. Deixamos aqui um abraço ao Dr. Caiafa e os parabéns por tanta dedicação ao trabalho por nós que convivemos com o diabetes.
Depois de tanto “passeio”, era chegada a hora de realizarmos também nossa ação de divulgação da causa diabetes, além de orientação e panfletagem sobre mitos e diferenças sobre diabetes tipo 1 e 2. Para isso, recebemos o reforço da nossa amiga Juliana Lessa que depois do Maracanã havia ido à CADEG, em São Cristóvão, para visitar a nova loja de alguns amigos que também se envolveram com a causa diabetes, divulgando-a justamente em sua inauguração.
Escolhemos o tradicional bairro da Urca para começarmos. A receptividade dos transeuntes nos surpreendeu: alguns se limitavam a receber o material informativo, mas vários se mostraram curiosos ou sensibilizados com o que
estávamos realizando. Como quando já deixávamos a pista Claudio Coutinho, aos pés do Pão de Açúcar, e encontramos um grupo de médicos com os quais conversamos algum tempo sobre nossa ação e a importância do trabalho que estávamos realizando.
Confesso que só nesse momento me dei conta que não é qualquer pessoa que se disponibilizaria a perder um sábadão de sol no Rio de Janeiro (e que sol) para divulgar informações sobre uma doença que nem a mídia dá a devida importância e, ainda por cima,
recebendo apenas o prazer em contribuir por um mundo melhor. Não é qualquer um que resiste à tentação de praias lindas ao seu lado, sem dar um mergulho, e tudo por um trabalho sem nenhum tipo de remuneração. Só então notei o quão importante era o que estávamos fazendo.
Após a Urca, nos dirigimos ao Leme, onde também fomos super bem recebidos tanto no calçadão, como no Caminho dos Pescadores.

Destacamos a simpatia com que nos receberam em ambos os bairros, nos quais apenas uma pessoa se recusou a receber nosso material informativo. De uma forma geral, cariocas e visitantes foram extremamente sensíveis no tocante ao tema que tratávamos e nos sentimos muito orgulhosos por termos cumprido nossa modesta, mas importante missão.
O sol já caía no horizonte e era hora de irmos para casa descansar, para no dia seguinte ainda “atacarmos” as caixas de correio de alguns edifícios do condomínio Rio 2, na Barra da Tijuca, quando ainda tive a oportunidade de distribuir o material informativo a, pelo menos, 1240 famílias, atingindo mais de 2400 pessoas se levarmos em consideração famílias compostas apenas por um casal sem filhos.
Ao todo, calculamos que nestes dois dias de trabalho atingimos a, pelo menos, 2700 pessoas, o que contribui bastante para darmos mais alguns passos contra os preconceitos e mitos que envolvem o diabetes.
Valeu muito a pena todo o cansaço e andanças. Temos consciência que esse é um trabalho “de formiguinha”, mas que cada um de nós deve fazer sua parte. Não podemos ficar nos escondendo atrás das telas de celulares e computadores, ignorando que o diabetes não acontece no ambiente virtual, mas no mundo real.
O trabalho com os blogs é extremamente importante, mas ir a campo é preciso! Além do retorno pessoal, é importantíssimo ver pessoalmente como as pessoas reagem ao nosso discurso, aos nossos dramas e, principalmente, nossa felicidade! Sim, nossa felicidade! Tanto eu, quanto o Pablo e a Juliana temos o riso solto em nossas faces e isso contrastava com o fato de estarmos dizendo a todos que tínhamos aquela tal doença. Não foram poucos os que chegaram a comentar e dar-nos os parabéns, o que só aumentava o nosso fácil sorriso.

Enquanto tudo isso acontecia, não muito longe dali, no Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão, o time do Botafogo entrava em campo reforçado do Igor, de 13 anos, diabético tipo 1 desde os 7 e filho de nossa amiga Sarah Rubia do blog “Eu, Meu filho e o Diabetes”, como parte das ações promovidas pela SBD pelo Dia Mundial do Diabetes. O time não rendeu o esperado em campo, mas foi a realização de um sonho do Igor.


Em Piracicaba-SP, Silvia Onofre do blog “João Pedro e o Diabetes”, também realizava sua ação com filhos e amigos em praça pública pela manhã que rendeu até matérias no G1 e um bate papo sobre diabetes num café da cidade.
Enfim, o saldo foi super positivo na avaliação de todos nós componentes do R-EVOLUÇÃO AZUL DIABETES e assim terminamos mais um lindo DIA MUNDIAL DO DIABETES… Terminamos??? Sabem de nada, inocentes!!! Aguardem!!!
Blogueiro, jornalista, pedagogo, pós-graduando em “Educação em Diabetes” e “Psicologia Positiva e Coaching”, esportista amador, músico e ator. Convive com o Diabetes Mellitus tipo 1 desde 09/07/2008.
Amante dos esportes radicais com ênfase em Surf, Bodyboard e Skate, além de praticante de ciclismo, natação e trekking, utiliza as atividades físicas como aliadas no controle glicêmico.
Profissionalmente dedica-se à composição de trilhas sonoras, administração escolar e ao jornalismo.
DIABETES, ESPORTE & NATUREZA © Todos os direitos reservados
http://www.facebook.com/diabetesesporteenatureza
http://www.facebook.com/groups/diabetesesporteenatureza
http://www.youtube.com/channel/UCFbpRwQC1m8HXrwOeFk504g
Jornalista responsável: Daniel Ramalho
Contato: diabetesesporteenatureza@gmail.com