Uma das perguntas mais comuns que nos fazemos após o diagnóstico de diabetes é: se tenho que levar uma vida tão regrada, o que farei quando tiver que ir a uma festa ou um grande evento?
Como frequentador assíduo de jogos de futebol e como um diabético que não se deixa limitar por sua disfunção, posso dizer, sem sombra de dúvidas que NINGUÉM DEVE DEIXAR DE SE DIVERTIR POR TER DIABETES! Claro, alguns cuidados são necessários, mas em nada atrapalham e com o tempo acabam tornando-se parte da festa para nós.
Em tempos de ROCK IN RIO, algumas observações que faço abaixo podem ser bastante úteis para quem quer curtir sua festa sem deixar que a diabetes atrapalhe. Ninguém está livre dos imprevistos, como também relato abaixo numa situação que vivi no Rock in Rio deste ano, mas é nosso dever fazer de tudo para evitá-los.
Se você vai curtir seus cantores e bandas preferidos nos próximos dias na Cidade do Rock ou vai participar de qualquer grande evento em sua cidade, não deixem de tomar os cuidados de sempre:
- Respeitem os horários de sua alimentação.
- Hidratem-se bastante para que possam curtir o evento na vibe mais positiva possível.
- Levem consigo identificações como: Carteira de identidade, carteirinha que o identifique como portador de diabetes e com instruções para qualquer emergência, pulseiras, cordões e pingentes de alerta de diabetes.
- Nada de exageros na comilança e nas bebidas alcoólicas.
- Glicosímetro sempre a mão.
- Monitore sua glicemia com mais frequência do que normalmente, já que nos encontramos fora de nossa rotina diária e toda mudança conta no controle glicêmico.
- Levem reservas de carboidratos rápidos, tais como sachês de açúcar, gel de carboidratos e balas, para o caso de uma hipoglicemia.
- Insulina, remédios e reservas de carboidratos de rápida absorção em lugar seguro para que não os percam.
- E o mais importante de tudo: curtir muito, com muito amor no coração, mas sempre com responsabilidade!
Mesmo com todos esses cuidados, o imprevisto pode acontecer, por mais experientes que sejamos no tocante aos grande eventos. Foi o que passei no primeiro dia do ROCK IN RIO, mesmo sendo frequentador dos grandes jogos do Maracanã e outras festas de grande porte.
Levei minhas reservas de carboidratos no bolso, porém ao usar uma delas, perdi todas as outras e só vim a descobrir quando, por não ter levado em conta que enquanto dançava e pulava estava “queimando” glicose, já me encontrava em uma hipoglicemia.
Com filas enormes nos caixas das lanchonetes, ainda consegui uma balinha que uma amiga me deu e algo que parecia uma ampolinha de glicose conseguida por outros amigos no posto de emergência.
O jeito foi furar fila, comprar um refrigerante e resolver o problema, mesmo escutando gracinhas de quem estava esperando para ser atendido.
Portanto, não tenha medo de levar boas reservas de carboidrato, já que lanches e bebidas normalmente tem restrições no tocante às embalagens na entrada desses eventos e lá dentro, devido ao grande número de pessoas, pode ser muito complicado conseguir algo rapidamente.
O DIABETES, ESPORTE & NATUREZA defende que nunca devemos deixar que nossa disfunção nos limite. Não há nada que não possamos fazer se tomarmos os devidos cuidados. Imprevistos nos aborrecem? Sim! Mas quem não os tem?
Vamos curtir a vida, dançar num show de Rock, curtir o time do coração no estádio, aproveitar as Olimpíadas que se aproximam e desfrutar de tudo que a vida nos propicia.
É como sempre digo: eu não sofro de diabetes, eu VIVO com diabetes, como podem comprovar as fotos abaixo dos inúmeros eventos que vou e não há como deixar a diabetes em casa! Já que ela irá me acompanhar aonde quer que eu vá, porque tratá-la mal? Eu e ela “tamojunto”!
DEIXEM DE SE BOICOTAR E VAMOS VIVEEEEEEEEER!!!!!
VAMOS QUE VAMOOOOOOOOOOS!!!!!
DANIEL RAMALHO
DIABETES, ESPORTE & NATUREZA
Oi Daniel, estou amando seu blog.
Abraço
Que bom! Faço tudo com muito carinho. Obrigado!