imagem O DIABETES E OS PEIXES

Coluna Nutri & Diabetes

salmon-518032_960_720

Por Deise Santiago

A quaresma é o período de quarenta dias entre a quarta-feira de cinzas e o domingo de Ramos, o domingo que antecede a Páscoa. Nesse período, para algumas pessoas, é comum não consumir carne vermelha, trocando-a pelos peixes. E a saúde agradece: os peixes são fontes de vitaminas, proteínas, gorduras boas e algumas espécies apresentam ômega 3. Portanto, se consumidos de 2 a 3 vezes na semana ajudam a reduzir os riscos de problemas no coração.

Os Benefícios do Peixe para os DMs

salmon-1238248_960_720Para quem tem diabetes, seu consumo é ótimo. Por conter menos gorduras ruins, não altera a glicemia 3 horas após o seu consumo. E quem não deseja desenvolver diabetes tipo 2 futuramente, também é uma ótima opção: estudos mostram que o consumo reduz o risco de desenvolver doenças auto imunes, provavelmente pela união do ômega 3 e a vitamina D presentes nos peixes.

food-1245685_960_720Mas além de todos esses benefícios, incluir peixes regularmente na dieta melhora a memória, a concentração, previne doenças cardiovasculares e reduz a inflamação. O consumo de peixes também ajuda na perda de peso, pois normalmente são fontes de proteínas com menos calorias do que as carnes vermelhas e o frango, logo, favorece dietas de emagrecimento e previne o diabetes tipo 2.

zander-filet-2834177_960_720Consuma diferentes tipos de peixe para garantir os mais diversos nutrientes na sua dieta. Porém, tente evitar prepará-los através de frituras, pois este é o método de preparo menos saudável do alimento e que pode afetar seu teor nutricional.

Como Escolher

Para escolher bons peixes, é preciso ver se eles estão frescos: as escamas e a carne devem estar bem firmes, os olhos saltados para fora e as guelras vermelhas. No supermercado, eles precisam estar sempre imersos em gelo e em boas condições de higiene. Apenas o bacalhau é comprado salgado.

salmon-1238662_960_720

Então já sabem: peixes são opções super saudáveis, além de saborosos.

Qualquer dúvida, entrem em contato.

Para acessar posts anteriores da coluna Nutri & Diabetes, clique aqui.

Até a próxima,

Deise Santiago – CRN – 340982

Nutricionista e Educadora em Diabetes

https://www.facebook.com/nutrideisesantiago/


nutricionista


CONHEÇA O

nutricionista

BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.


mas/mas

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *