imagem DIABETES COM MODERAÇÃO E EMPATIA

Coluna Nutri & Diabetes

diet-695723_960_720

Por Deise Santiago

Apesar de toda a tecnologia envolvendo o gerenciamento do diabetes, que facilita o nosso dia a dia, o estilo de vida e alimentação ainda formam a parte principal do tratamento, além dos remédios e insulinas, mas ainda geram muitas dúvidas e é necessário orientação. Uma coisa que eu aprendi na área de nutrição e diabetes, é que não podemos fazer regras muito rígidas em um planejamento alimentar. Além disso, a personalização é fundamental. Ninguém é igual a ninguém. Se até a minha insulina é diferente da sua, porque a dieta tem que ser igual? A alimentação precisa ser realista, flexível e levar em consideração os gostos de cada cliente, desde que isso não prejudique sua saúde.

Empatia

shutterstock_317585759Na relação médico e paciente, a parceria é importante, pois nem sempre a culpa é de um ou de outro, o sucesso do tratamento depende do esforço de ambos. Na área de nutrição, percebo que quando a pessoa começa a engordar ou quando o controle não se ajusta logo nos primeiros dias, a tendência é que a culpa seja minha. É aí que eu peço um retorno ao consultório. Se eu fiz tudo o que estava ao meu alcance e não teve efeito, o que poderia passar pela minha cabeça? Claro, poderia pensar que a culpa é do paciente que não seguiu minhas orientações e quer milagres. Só que não… Eu tento sempre buscar o que pode estar acontecendo além do óbvio. E então, encontro problemas de tireoide, retenção hídrica, prisão de ventre…

A sensibilidade que adquirimos através da empatia nos leva a perceber que muitas vezes o que estão fazendo sempre, já não é o suficiente. Por isso é importante algo que se adapte à nossa vida, nossa rotina, vida social e ao trabalho.

Moderação

question-mark-2492009_1920O diagnóstico de diabetes não é um simples “Prefira” e “Evite” ou “Faça” e “Não faça”, mas o que geralmente vemos é mais ou menos assim:  “Evite comer a quantidade de comida que você come. Coma menos; Evite açúcar; Evite todos os doces, refrigerantes, sorvetes, etc; Frutas, arroz e batata, nem pensar; Evite óleo, manteiga e todos os alimentos fritos, bem como a maioria dos produtos de carne, especialmente carnes vermelhas; Evite todos os alimentos com alto teor de colesterol e as gorduras saturadas”! Não é mesmo?

E nesse momento a pressão já sobe por conta do emocional abalado, aí já vem mais uma recomendação: “Evitar sal”! “Vou viver só de verduras e água”? É isso que a gente sente. Foi isso que eu senti quando era mais nova e ia a médicos e nutricionistas que faziam exatamente isso. Mas não podemos viver de extremos. Moderação é sempre a melhor opção. E podemos viver maravilhosamente bem com isso. Nossa saúde mental também agradece.

fruit-2367029_1920

Não há alimentos milagrosos, não há dieta milagrosa, não há soluções mágicas para um bom controle glicêmico, mas há profissionais competentes e dedicados com a sua saúde e bem-estar.

Portanto, lembre-se: você não está sozinho e nem precisa estar.

Qualquer dúvida, entrem em contato.

Para acessar posts anteriores da coluna Nutri & Diabetes, clique aqui.

Até a próxima,

Deise Santiago – CRN – 340982

Nutricionista e Educadora em Diabetes

https://www.facebook.com/nutrideisesantiago/


nutricionista


CONHEÇA O

nutricionista

BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *