imagem RODA DOS ALIMENTOS E CONTROLE GLICÊMICO

Coluna Nutri & Diabetes

Roda dos Alimentos

Por Deise Santiago

Hoje em dia não se utiliza mais a pirâmide dos alimentos como padrão para orientação alimentar. A roda dos alimentos nos permite fazer variações sem que se altere o seu formato e orientar de forma individual cada pessoa.

Roda dos Alimentos e Porções

Muitas pessoas acreditam que apenas ao olhar para a roda já irá saber a quantidade de alimentos que pode consumir de cada grupo. Mas isso não é possível sem a ajuda de um nutricionista. À exemplo dos carboidratos que podem estar presentes de 4 até 11 porções no dia, que é uma variação grande e que somente após uma avaliação nutricional é possível estabelecer a porção necessária para o indivíduo.

fruit-2305192_960_720Há de se lembrar que as porções podem se alterar de acordo com os hábitos de vida. Um bom exemplo disso é no caso em que a pessoa deixa o sedentarismo para praticar alguma atividade física: nessa situação, a roda se altera.

Mas o contrário também é válido: uma pessoa que praticava muita atividade física e se aposentou também precisa ajustar as porções para que não haja complicações relacionadas ao peso, à saúde cardiovascular e até mesmo das articulações.

Cada Um no Seu Lugar

olive-oil-968657_960_720De uma forma simples, a Roda dos Alimentos é um símbolo do que se pretende como uma alimentação equilibrada. Cada grupo de alimentos ocupa um espaço correspondente à proporção em que deve estar presente na alimentação diária. Portanto, transmite, desta forma, as orientações para uma Alimentação Saudável, isto é, uma alimentação:

  • Completa
    Comer alimentos de todos os grupos e beber água diariamente;
  • Equilibrada
    Comer em maior quantidade os alimentos representados nas fatias de maior tamanho e menor quantidade dos que se encontram nas fatias de menor dimensão, de forma a ingerir o número de porções recomendado;
  • Variada
    Comer alimentos diferentes dentro de cada grupo variando diariamente, semanalmente e nas diferentes épocas do ano.

A água, representada bem ao centro, faz parte da constituição de todos os alimentos. Sendo a água imprescindível à vida, é fundamental que se beba em abundância diariamente, mas as necessidades diárias variam entre 1,5 a 3 litros por dia, que também devem ser calculadas com o nutricionista.

A Roda dos Alimentos e o Diabetes

vegetables-1584999_960_720Toda pessoa com diabetes deve ter um plano alimentar individualizado, adaptado às suas condições de vida e equilibrado, quer em quantidade, quer em qualidade, em função do seu peso de referência, sexo e idade.

Enfim, o objetivo nutricional será evitar ou minimizar as flutuações extremas de glicemia, atingir um perfil lipídico que reduza o risco de doença cardiovascular, contribuir para níveis de pressão arterial normais e ajudar a reduzir a evolução de certas complicações microvasculares, as renais em particular.

Portanto, cuide-se e alimente-se de forma equilibrada.

Consulte um Nutricionista.

Qualquer dúvida, entrem em contato.

Para acessar posts anteriores da coluna Nutri & Diabetes, clique aqui.

Até a próxima,

Deise Santiago – CRN – 340982

Nutricionista e Educadora em Diabetes

https://www.facebook.com/nutrideisesantiago/


nutricionista


CONHEÇA O

nutricionista

BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *