imagem DIABETES E INFLAMAÇÕES DOS EXERCÍCIOS

Coluna Diabetes ProAtividade
cry-2764845_960_720
Por Prof. Rodrigo Barboza

Quem pratica exercícios físicos ou pelo menos já praticou, conhece aquela famosa dorzinha pós treino ou prática esportiva, como jogar bola, por exemplo. Com quem tem diabetes não é diferente e podem acontecer contusões ou traumas que o lesionem durante seu exercício. Isso é normal e qualquer um pode se acidentar e a possibilidade disso acontecer com um não praticante de atividades é maior, devido à falta de um reforço muscular e maior instabilidade articular.

Exercícios: Recuperando-se corretamente

football-619243_960_720O fato é que muitas pessoas ao retomarem seus treinos, elaborarem programas novos em suas atividades ou ficaram exaustas após alguma atividade querem se recuperar através de fármacos, que não é interessante, pois o processo de recuperação do músculo e seu fortalecimento acontece em cima dessas micro lesões, para a partir daí se regenerarem mais fortes e com um maior recrutamento de fibras.

Corticoides e a Glicemia

Remédio 001 medicine-1582472_960_720Em casos mais extremos em que a medicação é necessária, como por exemplo na ocorrência de reais lesões, sempre deixe explícito ao seu médico ou farmacêutico que tem diabetes. Essa é uma precaução para que ele passe a medicação mais apropriada.  No caso de anti-inflamatórios, por exemplo, o médico tomará cuidado, principalmente, com medicamentos à base de cortisona (o famoso corticoide), que apesar de ter uma ação excelente nesse processo de recuperação, estimula nosso organismo na fabricação de glicose. Esse indesejável efeito contribui para um quadro hiperglicêmico que, dependendo da dosagem e da forma de administração, pode vir a durar dias.

cry-2764843_960_720Portanto, a mesma precaução deve ser tomada no caso de ter que ir a algum hospital em caso de acidentes mais graves. Sempre comunique ter diabetes. Não se envergonhe ou se intimide. Pior será comunicar ter a condição após todo um agravamento.

Bons treinos e até a próxima!

Rodrigo Barboza

Prof. de Educação Física

Instagram: @diabetes_exerciciofisico

Facebook: Diabetes e Exercício Físico

Quer ver mais posts da coluna Diabetes ProAtividade? Clique aqui.


Assinatura Coluna Rodrigo Barboza


CONHEÇA OSendo feliz com diabetes

POTENCIALIZAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *