Por Daniel Ramalho
Enquanto retomo minha rotina de trabalho, se é que posso chamar de rotina, após umas férias bem curtinhas, mas relaxantes, vou organizando os espaços de trabalho e tornando os ambientes cada vez mais agradáveis para passar dias entre textos, gravações, dilemas e controle glicêmico.
Arrumando a Casa
Sim, tornar tudo o mais agradável e ordenado possível, me ajuda a pensar e agir melhor. Nada exagerado, afinal eu também vejo alguma beleza no caos #ProntoFalei . Até mesmo para o meu controle glicêmico, gosto de manter arrumados meus insumos, local de armazenamento da insulina, anotações… Isso é um senhor adianto quando preciso calcular e programar a compra de algum item ou conferir se tenho recebido corretamente os itens que preciso para manter meu tratamento do diabetes.
Precisava dessas férias para fazer melhor essa arrumação, pois como poderia almejar uma organização profunda na vida se a cabeça continuasse confusa? E olha que esse ano de 2018, apesar de muito bom, está uma #LoucuraLoucuraLoucura de tanto trabalho. #QueContinueAssim , mas para que seja realmente algo positivo, precisamos estar sempre atentos aos detalhes e organizarmos nossas vidas. Se não o fizermos, não será só o trabalho que ficará bagunçado, mas a vida em geral e o controle das glicemias também, o que pode trazer inúmeras complicações e tornar tudo mais difícil.
Praticando Organização e Positividade
Estou aplicando bastante o que aprendi em minha vida e também na pós-graduação em Psicologia Positiva e que, atualmente, ensino no mesmo curso: traço metas, busco estratégias para manter-me motivado, utilizo minhas forças pessoais e meus talentos a meu favor em todas arenas da vida: ocupacional, afetivo-social, patrimonial, lazer e saúde. Faço de tudo, mas às vezes a bola dá uma murchada também.
O fato de sabermos o que fazer não quer dizer que sempre conseguimos realizar tudo perfeitamente. Mesmo sendo pessoas muito positivas, temos direito a nos sentirmos tristes ou frustrados. Isso faz parte de nosso amadurecimento, crescimento pessoal, da vida. Ser positivo é diferente de andar pelas ruas diariamente, como se tivesse visto o passarinho verde. Ser positivo é saber que os momentos ruins virão, mas que, sabendo usar nossas
ferramentas, tornam-se passageiros.
Aplicando e Crescendo
Tudo isso pode e deve ser aplicado ao nosso tratamento: organizar nossas planilhas com as glicemias, estabelecer metas a serem atingidas, permitir-se falhar e buscar soluções em lugar de apenas se lamentar… Está tudo ao nosso alcance, desde que tenhamos vontade de melhorar a cada dia; façamos nosso papel ao buscarmos informações, realizarmos atividades físicas com regularidade e balancearmos nossa alimentação; além de nos concentrarmos nas resoluções dos desafios diários impostos pela vida ou pelas decisões que tomamos.
Vou seguir aqui me organizando, levando a vida com leveza e tentando inspirar a quem também precisa ver as coisas com clareza no tratamento do diabetes e na vida de uma forma geral. Assim vou fazendo meu papel na convivência com meu DM, mesmo com altos e baixos. Porém, sempre sendo o mais feliz que puder, como uma pessoa que sempre teve certeza que acordar a cada dia é o nosso maior presente em vida. Cada alvorecer significa mais uma oportunidade para tentar melhorar o que não deu certo no dia anterior.
Vamos que vamos!
Grande abraço,
Daniel Ramalho
Diabetes Esporte & Natureza
CONHEÇA O
BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!
Acesse www.diabeticoach.com.br
ou clique na imagem acima.