imagem O DIABETES ANTES DA INSULINA

Por Daniel Ramalho

insulina

No dia 27 de julho de 1921, Charles Best e Frederick Banting descobriam a insulina, trazendo esperança e tratamento eficaz contra o diabetes. Mas você sabe desde quando o homem tem consciência do diabetes e o que acontecia antes de se conhecer a insulina?

Fizemos um breve resumo, para você conhecer um pouco dessa história e, quem sabe, passar a agradecer aos dois cientistas citados acima, em lugar de reclamar o tempo todo da “desgraça” de ter que tomar suas insulinas várias vezes ao dia. 😉

Diabetes: Primeiro Registro

papiro_ebers
Papiro de Ebers: Em exibição na biblioteca da Universidade de Leipzig (Alemanha)

O Diabetes Mellitus (DM) já é conhecido, pelo menos, desde o século XV AC, segundo o dr. Floramil Castilho (citado em Garcia, 2013), quando foi confeccionado no Egito o papiro de Ebers, descoberto somente em 1872. Foi somente no século II DC que deu-se o nome de diabetes, “[…] que em grego significa sifão, devido ao seu principal sintoma, que é a eliminação exagerada de água pelos rins”, afirma Castilho.

Antes da Insulina

Sangria, Blister e Ópio

sangria

Mesmo com a identificação da presença de glicose na urina, no séc. XVIII, por Mathew Dopson, a medicina pouco podia fazer com quem apresentava os sintomas. Segundo Balduíno Tschiedel, em A História do Diabetes (2014), usava-se o mais variado leque de opções de tratamento: “Até a metade dos anos 1800, como ocorria com quase todos os outros pacientes, a medicina pouco podia oferecer a eles, a não ser sangrias[1] e blisteres[2]. O último vestígio dessas práticas foi o uso do ópio para tratar diabetes, ainda mencionado por William Osler em 1915.”

Comilança

comereviver1 museu do Prado
Tela de David Hartley, século XVII: “O Rei Bebe” – Museu do Prado (Madrid-Espanha)

Vocês imaginam um tratamento para diabetes, no qual o paciente devesse comer tudo quanto pudesse? Pois essa também foi uma das práticas que sobreviveu até o século XX, que encontrava sua justificativa na compensação de perdas de material nutritivo através da urina. “Um médico francês, Piorry, no final da década de 1850, refinou a ideia e sugeriu a ingestão de grandes quantidades de açúcar. Mesmo no início do século XX ainda existiam médicos estimulando o consumo de açúcar, tentados que eram a ajudar o paciente a ganhar peso”, conta Tschiedel.

Prisão Domiciliar

architecture-1771544_960_720

Nesta época, mesmo havendo aqueles que defendiam que o melhor a ser feito era justamente o oposto, uma dieta restritiva de carboidratos, outras situações controversas eram registradas. Em uma delas, médicos literalmente trancafiavam seus pacientes para a realização da dieta e dos exames. “Cantoni, um importante médico italiano do século XIX, trancava seus pacientes a chave. Um discípulo desse método, o médico alemão Bernard Naunyn, trancava os pacientes em seus quartos por até 5 meses, a fim de obter urina livre de açúcar”, conta Tschiedel.

Atividades Físicas

maquinas_exercicio_dr_zander_09
Máquina de exercícios no Séc. XIX

Ainda que ao longo da história o diabetes tenha ocasionado o surgimento de tantas teses diferentes, dietas mirabolantes e práticas insólitas, na metade do século XIX o francês Apollinaire Bouchardat já trazia à tona a ideia de que exercícios físicos ajudariam na tolerância de seus pacientes aos carboidratos. “[…] Bouchardat assinalou a influência da obesidade e da vida sedentária na origem da diabetes e traçou as normas para o tratamento dietético”, assegura Castilho.

A Insulina

c-_h-_best_and_f-_g-_banting_ca-_1924-e1523073300720
Banting e Best

Somente em 1922 Frederick Banting e Charles Best conseguiram isolar a insulina, comprovar e demonstrar sua propriedade hipoglicêmica em humanos. No dia 11 de janeiro desse ano, iniciou-se o primeiro tratamento com insulina em um menino com diabetes. O fato revolucionou a medicina, as expectativas e a vida dos diabéticos. “[…] logo inúmeros laboratórios se interessaram pela produção de insulina e começou-se a extrair grande quantidade de insulina a partir dos pâncreas de bovinos e suínos”, esclarece Tschiedel.

poster

Evolução

Quase um século após a descoberta de Banting e Best a ciência continua se desdobrando em pesquisas que desvendam, cada dia mais, as nuances do diabetes. No tocante aos avanços do tratamento, a fabricação de insulina evoluiu bastante. As extraídas de animais foram substituídas pelas humanas e seus análogos. Também há variados tipos diferindo umas das outras de acordo com a rapidez do início do efeito e o tempo de duração. E nem só a insulina serve ao tratamento: para alguns tipos de diabetes há hipoglicemiantes orais.

Um dos maiores marcos na história do tratamento do DM foi a criação dos glicosímetros no início dos anos 1970, mas isso é papo para outro post.

Quer ler mais sobre diabetes, prevenção e tratamento aqui no blog Diabetes Esporte & Natureza? Clique aqui.

Grande abraço,

Daniel Ramalho – Diabeticoach

Diabetes Esporte & Natureza

[1] Procedimento médico que usa a retirada de sangue do paciente como forma de tratamento.

[2] Blistering era uma técnica que consistia em aplicar agentes cáusticos e emplastros, para criar bolhas na pele. As bolhas eram então drenadas, sob a suposição de que se extrairiam as toxinas e infecções (Lanier, 2009).

Fontes e Referências:

A História do Diabetes (2014) – TSCHIEDEL, Balduino. Disponível em: <http://www.endocrino.org.br/historia-do-diabetes/>.

Diabetes.com.saúde: tudo o que você precisa saber sobre diabetes. GARCIA, Izaura. 2013.


tempo


CONHEÇA O

Sendo feliz com diabetes

BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.


REVISTA ELETRÔNICA

Capa

Leia o nosso nº 15 da Revista EmDiabetes!

Clique aqui ou na imagem acima.


mas/mas/


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *