imagem A BUSCA DA GLICEMIA ATRAVÉS DA LÁGRIMA

Coluna Diabetes Esporte & Tecnologia

Por Dr. Rodrigo Siqueira

Olho lente diabetes

Cientistas projetaram uma lente de contato inteligente, para medir o açúcar no sangue dos diabéticos sem usar agulhas. Até agora, o protótipo só foi testado em coelhos e não está claro se é possível monitorar com precisão o açúcar no sangue usando lágrimas. Se funcionar, seria uma mudança significativa para as pessoas com diabetes.

Composição da Lente

eye-1173863_960_720A lente é feita do mesmo material transparente e flexível que está presente em algumas lentes de contato do mercado. No interior, os pesquisadores incorporaram componentes eletrônicos, incluindo uma pequena luz LED e um sensor de glicose. Se os níveis de glicose subirem acima de um determinado nível, a luz LED, que fica continuamente acesa, pisca para alertar o usuário, como relataram os pesquisadores na revista Science Advances.

Testes

Os autores do projeto, liderados por Jang-Ung Park no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Ulsan, na República da Coréia, testaram a lente de contato com lágrimas artificiais com açúcar, para imitar os baixos níveis de glicose medidos em lágrimas por estudos anteriores. Nos testes em coelhos, o LED permaneceu ligado até que os pesquisadores lançaram uma solução de glicose em seus olhos. O LED, então, apagou, como deveria. Ficamos na torcida de que em humanos os testes também sejam satisfatórios.

Desafios

Atualmente, os dois principais métodos de medição de glicemia envolvem tirar sangue, picando um dedo ou inserindo um cateter sob a pele, para medir a glicose no fluido entre as células. Ambos podem ser desagradáveis e é por isso que as empresas vêm perseguindo um monitor de glicemia sem agulha há décadas. Porém, muitos tentaram, incluindo o Google, mas a tentativa de desenvolver uma lente de contato sensível a glicose, até agora, não viu a luz do dia.

John Smith, pesquisador que acompanha esse tipo de testes há décadas, diz que os níveis de glicose em lágrimas simplesmente não acompanham os níveis de glicose no sangue, a serem usados ​​para monitoramento. Um artigo já da década de 1980 relatava o acompanhamento da questão, após testar 100 pacientes. Dizia a publicação que “não foi encontrada correlação significativa entre o nível de glicose no sangue e as lágrimas”. Para Smith, “este é um problema muito, muito difícil”.

Enfim, a equipe por trás do estudo atual está trabalhando com um hospital, para iniciar testes clínicos, mas até sabermos mais sobre o quão bem esta nova lente de contato funciona em humanos, a busca por um monitor de glicose sem agulha continuará.

Até mais!

Dr. Rodrigo Siqueira

Médico Endocrinologista – CRM 5274801-3

https://www.facebook.com/drrodrigosiqueira/

Assinatura Coluna fechada


CONHEÇA O

Sendo feliz com diabetes

BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.


REVISTA ELETRÔNICA

em-diabetes-12

Leia o nº 12 da Revista EmDiabetes! Clique aqui ou na imagem acima.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *