Por Dr. Rodrigo Siqueira
Você já teve hipoglicemia assintomática?
Descubra as principais causas
Cerca de uma em cada cinco pessoas com diabetes tipo 1 relatam ter desconhecimento da hipoglicemia.
Então vamos saber quais são alguns dos fatores que aumentam esse risco?
Sono
Muitas pessoas desenvolvem hipoglicemia enquanto estão dormindo e não são capazes de perceber os sintomas. Se isso acontecer com frequência, pode afetar a capacidade de detectar sintomas de alerta de hipoglicemia enquanto estiver acordado.
Exercício
A probabilidade de hipoglicemia aumenta durante e após o exercício, quando os tecidos do corpo são mais sensíveis à insulina. Esse efeito pode ser retardado e ocorrer até 15 horas depois, especialmente se a quantidade de exercício for excepcionalmente extenuante.
Longa História de Diabetes
Um estudo descobriu que quase 50% das pessoas que usaram insulina por mais de vinte anos desenvolveram consciência à hipoglicemia prejudicada, enquanto apenas cerca de 20% das pessoas que tomaram insulina por menos de dez anos tiveram esse problema. As pessoas que tiveram diabetes por mais tempo têm maior probabilidade de terem sido expostas a múltiplos episódios de hipoglicemia, o que tem demonstrado contribuir para o desconhecimento da hipoglicemia.
Idade
À medida que as pessoas envelhecem, elas começam a experimentar sintomas “cognitivos”, como pensamento lento, confusão e dificuldade em falar ao mesmo tempo que sintomas “autonômicos”, como tremores, fome ou sudorese. Os sintomas cognitivos podem, portanto, interferir no reconhecimento da hipoglicemia. Em idades mais jovens, as pessoas geralmente reconhecem a hipoglicemia com mais frequência porque experimentam sintomas “autonômicos” antes dos sintomas “cognitivos”. Não há idade exata quando esse efeito começa a ocorrer, pois o processo de envelhecimento varia muito. No entanto, alguns estudos mostraram que o desconhecimento da hipoglicemia ocorre com maior frequência em pessoas com mais de 60 anos.
Consumo de álcool
Isso pode, a curto prazo, diminuir sua capacidade de reconhecer sintomas típicos e prejudicar a capacidade do seu fígado de liberar glicose quando o açúcar no sangue estiver muito baixo. Esses efeitos geralmente duram, desde que o corpo leve o álcool. Não há evidências de que o álcool aumente a falta de consciência da hipoglicemia a longo prazo, a menos que o consumo excessivo e crônico leve a danos permanentes ao fígado. Isso, por sua vez, aumenta o risco de hipoglicemia grave.
Uso de algumas medicações
Os betabloqueadores usados para controlar a pressão alta, como o propranolol, podem reduzir a capacidade de reconhecer a hipoglicemia. Algumas medicações para tratar a depressão também podem ter esse efeito, como a escitalopran, a sertralina e a fluoxetina.
Conhecer o diabetes é fundamental para um bom tratamento. Espero sempre poder ajudá-los nessa questão.
Quer ler sobre outros assuntos que já abordei aqui na coluna Diabetes Esporte & Tecnologia do Blog Diabetes Esporte & Natureza? É só clicar aqui e acessar os textos publicados anteriormente.
Até mais!
Dr. Rodrigo Siqueira
Médico Endocrinologista – CRM 5274801-3
https://www.facebook.com/drrodrigosiqueira/
CONHEÇA O
BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!
Acesse www.diabeticoach.com.br
ou clique na imagem acima.
REVISTA ELETRÔNICA
Leia o nº 11 da Revista EmDiabetes! Clique aqui ou na imagem acima.